Produzido pela Two Sides, o novo booklet “Papel e Meio Ambiente – Mitos e Fatos” chega ao público como uma atualização fundamental para quem busca informações precisas sobre a sustentabilidade do papel e da comunicação impressa.
Esta edição revisada apresenta as mais recentes descobertas e dados, desmistificando 12 equívocos comuns, como “Florestas plantadas são prejudiciais ao meio ambiente” e “Digital é sempre o meio preferido”. Cada página reúne fatos embasados que refletem a realidade do impacto ambiental do papel, com base no relatório Trend Tracker, desenvolvido pela própria Two Sides.
Impresso em papel “Chambril In Natura” da Sylvamo, o livreto também está disponível gratuitamente para download aqui. Ao divulgar esse conteúdo, o público contribui para a disseminação de informações corretas sobre a mídia impressa. O booklet se apresenta como um recurso valioso para quem deseja engajar e promover impacto positivo.
Entre alguns destaques do booklet Papel e Meio Ambiente estão:
- No Brasil, a indústria de papel se destaca por sua contribuição à sustentabilidade, utilizando principalmente madeira de florestas plantadas. Em 2023, a taxa de reciclagem de papel no Brasil foi de 58%, e para embalagens de papel, esse índice subiu para 64%. A fibra de papel reciclado é reutilizada em média 3,8 vezes, o que ajuda a reduzir a necessidade de novas matérias-primas e a preservar os recursos naturais.
- A produção de papel no Brasil utiliza principalmente celulose de eucalipto e pinus, que são espécies de rápido crescimento. O setor já gera de forma sustentável 92% de toda a energia que consome, utilizando principalmente biomassa das árvores cultivadas. Assim, a indústria de papel pode ser vista como uma aliada na preservação ambiental, desde que operada de maneira responsável e consciente.