Um Setor Do Lado Certo Da Equação Climática

    UM SETOR DO LADO CERTO DA EQUAÇÃO CLIMÁTICA
    POR PAULO HARTUNG

    Economista, presidente-executivo IBÁ, membro do conselhodo Todos Pela Educação, ex-governador do Estado doEspírito Santo (2003-2010/2015-2018)

    Osexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), lançado em fevereiro, escancara um cenário desafiador para a humanidade. “A população mundial e os animais estão pressionados para além de sua capacidade de adaptação”, afirma o documento. Isto é, se a humanidade seguir na mesma toada, corre o risco de encontrar um futuro pouco habitável. É preciso renovar nossos hábitos e um modelo de negócios em busca de ações mais equilibradas.
    A pandemia, que trouxe desafios duríssimos para todo o mundo, também acelerou processos e tendências. Entre elas, agir por um mundo sustentável. A famosa sigla ESG (no inglês, ambiental, social e governança) deixa de estar no papel e passa a ser baseada em atitudes. A COP26, de Glasgow, mostrou que essa tendência já articula governos, empresas, investidores e consumidores. Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniram para manifestar seus
    anseios por um planeta sustentável, enquanto os negociadores selaram avanços, como a regulação do Mercado Global de Carbono.

    Leia mais no PDF

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.