O ambiente de negócios mudou significativamente nas últimas décadas, reflexo de uma transformação ainda maior que permeia toda a sociedade. A atenção ao meio ambiente torna-se necessária a cada dia, culminando no estabelecimento de novos valores que levam as empresas e investirem em projetos sociais, na promoção de campanhas ou incluindo a questão ambiental nos seus indicadores operacionais. Na Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroalcooleiro do país, a responsabilidade ambiental e a preocupação com o bem-estar social são alguns dos diferenciais culturais da empresa, que, por meio de diversas ações, é cada vez mais vista como referência nacional.
Entre as ações da empresa para preservação ambiental, houve implantação de uma sementeira de árvores da Mata Atlântica, que produz, anualmente, mais de 50 mil mudas de espécies nativas. Para 2016, serão produzidas 55 mil mudas de 35 espécies distintas, como pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, canafístula, cabo-de-facão, jaqueira-do-brejo, peroba rosa, visgueiro, oricuri, jenipapo, massaranduba, sucupira preta, ingazeira, pitanga, pitomba, dentre outras.
A ideia do viveiro surgiu no ano 2000 com o objetivo de produzir mudas para formação de corredores ecológicos e recuperação de área de preservação permanente em áreas agrícolas de atuação da Usina Coruripe. A expectativa para 2016 é de que 35 mil mudas sejam plantadas nas áreas de preservação permanente e de que as outras 20 mil sejam doadas para prefeituras, fornecedores, ONGs, entre outros parceiros. “Além de envolver nossos funcionários e colaboradores, estendemos a ideia aos nossos clientes e à comunidade, que apoiam a iniciativa para projetos de educação ambiental, entre outros”, afirma o gerente de sustentabilidade, Bertholdino Apolônio Teixeira Junior.
Na produção, coleta e distribuição, a empresa conta com a parceria do Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), uma instituição que tem como objetivo promover a preservação da natureza e o progresso da comunidade, por meio da promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Outras ações ambientais
Além da produção de mudas para a formação de corredores ecológicos, a Usina Coruripe também atua ambientalmente no monitoramento do rio Coruripe; no repovoamento do rio Coruripe com espécies nativas da região; na utilização de água no processo industrial, em circuito fechado; no tratamento de efluentes líquidos da indústria e da manutenção automotiva; e no gerenciamento e monitoramento dos resíduos sólidos.
Há ainda o aproveitamento da torta e filtro na adubação; o uso da vinhaça e água de lavagem de cana na fertirrigação; a cogeração de energia por meio da biomassa; a preservação da reserva legal; a produção de mudas com espécies nativas da Mata Atlântica; a recomposição das matas ciliares e áreas degradadas; o apoio a pesquisas científicas; a implantação de programas de desenvolvimento sustentável com as comunidades; e o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Sítio do Pau-brasil.
Cerca de 17 mil hectares de terra própria da Coruripe foram destinados à preservação. Mais de 9 mil hectares já foram transformados em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) – uma forma irreversível de manter a área permanentemente preservada. É o caso de Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas, e da Pereira, em Feliz Deserto, litoral de Alagoas.
A Coruripe também vem recuperando matas ciliares e substituindo a cana plantada nas áreas de encostas por reflorestamento. “A sustentabilidade é um dos pilares da filosofia empresarial da Usina Coruripe. A preservação da natureza e o cuidado com o ser humano também são prioridades na empresa, que pauta os seus trabalhos alicerçados na responsabilidade socioambiental”, finaliza Teixeira Júnior.
Fonte: Usina Coruripe