As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Transition Industries e Veolia assinam acordo para uso de água industrial no México

A planta será uma das maiores aplicações industriais de reutilização de água do mundo a partir de efluentes municipais

• Pacifico Mexinol é um projeto de metanol em escala mundial com zero emissões líquidas de carbono que produzirá 6.145 toneladas métricas de metanol por dia, um químico versátil que serve como pilar de produção para inúmeros produtos do dia a dia. 

Transition Industries LLC, desenvolvedor de projetos de produção de metanol e hidrogênio em escala global, e Veolia Water Technologies & Solutions, líder mundial em tecnologia da água, assinaram um acordo para explorar a implementação de tecnologia avançada de água industrial para o projeto Pacifico Mexinol em Sinaloa, México. O projeto está posicionado para ser a maior instalação de produção química ultra-baixa em carbono do mundo, com uma produção de 6.145 toneladas métricas (MT) por dia. Espera-se que suas operações comecem em 2028.

O memorando de entendimento (MOU) descreve a colaboração entre a Transition Industries e a Veolia para desenvolver uma estratégia de circularidade da água para o projeto Pacifico Mexinol concebida com a Junta de Água Potável e Esgoto de Ahome (JAPAMA). A estratégia transformaria a planta do Pacifico Mexinol em uma das maiores aplicações do mundo em reutilização de água industrial a partir de efluentes municipais, aproveitando as soluções tecnológicas de última geração da Veolia.

A abordagem de gestão da água do projeto Pacífico Mexinol resolve o problema da escassez de água utilizando tecnologias inovadoras para evitar o uso de fontes de água doce, preservando assim esses preciosos recursos para as necessidades agrícolas e necessidades locais.

Em vez disso, usa um sistema de circuito fechado que trata e recicla as águas residuais municipais, cumprindo as regulamentações nacionais. Esta abordagem evitará que mais de 8,5 milhões de metros cúbicos de águas residuais sejam descarregados anualmente na Baía de Ohuira, reduzindo significativamente o impacto ambiental.

Nos termos do MOU, a Veolia projetaria e equiparia a planta de tratamento de água com tecnologias avançadas como sistemas de ultrafiltração com membranas ZeeWeed 500D™, sistemas de osmose reversa PROflex™ e de eletrodeionização E-Cell™. A Veolia também seria responsável pelo comissionamento e start-up dos equipamentos e tecnologias para otimizar o desempenho da planta de tratamento do projeto Pacifico Mexinol.

Balmore Brito, Diretor do Projeto Pacifico-Mexinol e Chefe de Engenharia e Tecnologia da Transition Industries, disse: “Anos de compromisso comunitário e municipal levaram ao desenvolvimento de um conjunto de soluções de design com propósito, como nossa estratégia em águas residuais. A capacidade de se aliar à Veolia, líder mundial em soluções para água, a fim de aproveitar a tecnologia e minimizar impactos ambientais negativos é fundamental para nossos valores centrais de combater as mudanças climáticas e liderar em responsabilidade ambiental e social”.

Anne Le Guennec, Vice-Presidente Sênior de Water Technologies na Veolia acrescentou: “Estamos muito orgulhosos de nos associarmos à Transition Industries neste projeto transformador. Nossas tecnologias líderes na indústria da água e os processos de regeneração propostos permitirão a produção sustentável de metanol, contribuindo para a aceleração da descarbonização e a redução das emissões de gases de efeito estufa, em total consonância com os compromissos do nosso programa estratégico GreenUP”.

A Transition Industries desenvolve o projeto Pacifico Mexinol em conjunto com a Corporação Financeira Internacional (CFI), membro do Grupo do Banco Mundial. Quando iniciar as operações em 2028, espera-se que o projeto seja a maior instalação de metanol ultra baixo em carbono do mundo, produzindo aproximadamente 350.000 MT de metanol verde e 1,8 milhões de MT de metanol azul anualmente a partir de gás natural com captura de carbono.

O acordo entre Transition Industries e Veolia marca um passo significativo em termos de práticas industriais sustentáveis, demonstrando o poder da colaboração para resolver desafios ambientais globais enquanto impulsiona o crescimento econômico.

Últimas Notícias

Tecnologia, segurança e capacitação marcam o 12.º Seminário de Automação da Universidade Setorial ABTCP

Evento de automação reuniu especialistas para debater os desafios da convergência OT-TI, cibersegurança, inteligência artificial e sistemas autônomos no setor

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Integrada ao Microsoft Teams, a solução de IA generativa fornece informações imediatas, agiliza decisões e otimiza o trabalho de áreas de operações e engenharia

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades