As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Voith Paper cria área para testes com scanner OnQuality

    Representantes da Fapolpa tiveram a oportunidade de acompanhar a performance do equipamento, que é similar ao adquirido pela empresa para a sua unidade de Honório Serpa (PR)

    A Voith Paper Brasil iniciou no final de 2023 as atividades de uma área exclusiva para testes do OnQuality Scanner 5001, com o equipamento 100% instalado na planta da Voith em São Paulo (SP), permitindo aos clientes conferir in loco os atributos do OnQuality 4.0 que integra o sistema de controle de qualidade (QCS) da Voith. Representantes da Fapolpa tiveram a oportunidade de acompanhar a performance do equipamento, que é similar ao adquirido pela empresa para a sua unidade de Honório Serpa (PR), e com implementação prevista para os próximos meses.

    Notícia continua após o anúncio

    Essa iniciativa da Voith Paper disponibiliza a infraestrutura adequada para que os fabricantes possam atestar, previamente à instalação em sua operação, a contribuição do OnQuality Scanner 5001 para uma leitura precisa e inteligente da qualidade do papel, com base em parâmetros ideais de fabricação.

    “Seja na decisão de investimento ou na etapa que antecede a entrega do equipamento, o objetivo é antecipar a visão dos ganhos de qualidade do produto, proporcionados pelos sensores integrados ao scanner, com medição e correção automáticas de perfis de umidade e gramatura, entre outros indicadores”, destaca Thais Laporta, engenheira de aplicações de QCS, Scanners e Sensores da Voith Paper América do Sul.

    A aquisição do OnQuality Scanner 5001 é parte dos investimentos da Fapolpa destinados à otimização contínua da qualidade do papelão produzido (OCC). Complementam a entrega da Voith ao cliente o fornecimento de atuadores OnQ ModuleStep, para controle da qualidade da gramatura na Caixa de Entrada, e da plataforma integrada de automação ComCore para monitoramento em tempo real das medições e controle dos dados de produção.

    Comprovar a performance do OnQuality Scanner em condições normais de funcionamento – como em um teste de aceitação de fábrica – agrega à experiência do cliente a oportunidade de mitigar riscos em campo e assegurar uma rápida fase de instalação e comissionamento do sistema.

    “Essa interação prévia com o scanner, antes da sua chegada à operação do cliente, permite antever etapas, otimizar custos relevantes e horas valiosas, sobretudo quando sabemos que esse processo ocorrerá em meio à pressão do tempo e durante a parada geral da máquina”, acrescenta Douglas Freitas, gerente de Projetos da Voith Paper.

    A escolha da Fapolpa pelas tecnologias OnQuality teve como respaldo os resultados positivos comprovados pelo cliente logo após a aquisição do cleaner HiClean HCL5-I (EcoMizer) – a primeira por uma empresa na América Latina – e a instalação posterior da bateria de tratamento de rejeitos leves LT3, para remoção de agentes hidrofóbicos e isopor do sistema. A alta performance da solução da Voith para limpeza de máquinas de papel contribuiu para a diminuição da contaminação, principalmente da areia presente na matéria-prima, e para uma menor perda de fibras e melhoria na conversão.

    “A Fapolpa tem buscado ampliar sua competitividade no mercado de embalagens ao diferenciar seu produto por esse referencial da qualidade, e a parceria com a Voith tem evoluído nesse sentido. É um relacionamento que se fortalece por meio novos de projetos com foco no aumento de produção, igualmente alinhado ao nosso posicionamento de contribuir para alavancar a geração de valor para os negócios dos nossos clientes”, comenta Bruno Mendes, engenheiro de Vendas Regional da Voith Paper.

    Demonstração da qualidade otimizada do produto final

    A exemplo da experiência proporcionada à Fapolpa, a área para testes com o OnQuality Scanner 5001 na planta da Voith em São Paulo (SP) tem o propósito de ampliar o conhecimento do setor papeleiro para a flexibilidade de aplicação e a alta confiabilidade das soluções OnQuality 4.0 – tanto em máquinas novas quanto em já existentes de qualquer fabricante. Atualmente, o sistema de controle de qualidade da Voith é usado em mais de 750 fábricas em todo o mundo, para todos os tipos de papel.

    Adicionalmente, ganha destaque com essa iniciativa da Voith Paper Brasil a plataforma de automação ComCore. Seus aplicativos intuitivos oferecem uma variedade de funções de análise, geração de relatórios e visualização que permitem de maneira simples a obtenção de resultados que auxiliam na tomada de decisões e na melhoria da eficiência da planta.

    “Nas demonstrações in loco com o scanner, a expectativa da Voith Paper Brasil é evidenciar os atributos do OnQuality 4.0 como um sistema que permite aos fabricantes controlarem continuamente os parâmetros de eficiência de seus processos de produção e da qualidade do papel fabricado”, finaliza Thais Laporta.

    Para saber mais sobre o projeto, veja o vídeo.

    Fonte: Voith

    Últimas Notícias

    Irani entra no Índice Teva Mulheres na Liderança na B3

    A Irani passou a integrar a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança na B3 - primeiro índice referenciado pelo fundo ELAS11 Safra ETF Mulheres na Liderança

    IFC lança inteligência artificial para análise ESG

    A IFC anunciou o lançamento do MALENA, uma ferramenta gratuita com inteligência artificial (IA) para simplificar a análise ESG para mercados emergentes

    Papéis-barreira: Voith e 4evergreen alliance impulsionam inovação

    A Voith intensificou sua parceria com a 4evergreen alliance. A empresa vem focando o desenvolvimento de processos inovadores para a desagregação de papéis-barreira em escala industrial.

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades