A WestRock desenvolveu e lançou no Brasil o Sistema Meta®, uma máquina com tecnologia de automação para produção de embalagens personalizáveis de papelão ondulado. O sistema, no Brasil produzido em parceria com a Plasmetal, busca aumentar a eficiência operacional das linhas de embalamento, ao possibilitar a montagem de caixas de diversos tamanhos e modelos com maior precisão, redução de custos e menor impacto ambiental, em apenas uma máquina, trocando rapidamente o molde para produzir novos formatos de embalagens. O lançamento ocorreu na FISPAL Tecnologia, feira para o setor de alimentos e bebidas da América Latina, entre 18 e 21 de junho e já está disponível para implementação no modelo de comodato no país.
Segundo Thiago Morasi, gerente Sênior de Eficiência Integrada na WestRock, o Sistema Meta® combina designs de embalagens específicos e um método de formação preciso.
"Basicamente, o sistema trabalha com uma folha de papelão ondulado cortada e vincada (corte e vinco), que se forma ao redor de um molde e monta uma embalagem diferenciada. Esse método de montagem promove uma formação mais precisa das caixas, contribuindo para os processos posteriores, como a inserção do produto que será transportado, fechamento das abas e o desempenho da caixa no frete e armazenamento", explica.
Herlon Pires, gerente Sênior de Soluções em Serviços, acrescenta que o sistema oferece uma série de benefícios significativos para empresas que buscam eficiência e sustentabilidade em suas operações de embalagem. “A máquina possibilita a montagem de caixas de diversos tamanhos e modelos, permitindo maior versatilidade na linha de produção e a possibilidade de atender a demandas específicas”, disse. “É possível reduzir a gramatura do papelão ondulado sem comprometer a resistência estrutural das caixas, pois a solução possui um design otimizado, com cantos chanfrados responsáveis por gerar maior capacidade de empilhamento, e isso permite uma embalagem composta por papeis mais leves, reduzindo o consumo de fibras, água, energia e, consequentemente, a emissão de CO2, favorecendo uma cadeia de suprimentos mais sustentável para os clientes”, comenta.
Redução de custos e armazenamento
Em uma das aplicações, já foi possível uma redução de 8% na área da caixa e um aumento de 16% na resistência à compressão. Concluiu-se também que as caixas montadas pelo sistema ocuparam até 33% menos espaço por palete e 19% menos espaço por frete inbound, comparadas às caixas regulares tradicionais, o que se traduz em economia nos custos de transporte e armazenamento.
Marketing e visibilidade
Herlon também destacou que o novo sistema de embalamento oferece oportunidades de marketing e branding. “As caixas podem ser moldadas de 4 a 8 lados e assim ter mais espaços disponíveis para impressão e permitir maior exposição da marca e do produto”, explicou. “Utilizando a tecnologia HyGraphics®, as caixas podem ser personalizadas com designs de alta definição, diferenciando o produto no ponto de venda, proporcionando apelo visual e facilitando as ações de trade marketing”, complementou.
A WestRock oferece suporte técnico, consultoria em embalagem, processos e logística. Nos Estados Unidos, a empresa já atende a uma ampla gama de segmentos com a solução de automação, incluindo bebidas, produtos agrícolas, laticínios, materiais de limpeza e suprimentos médicos, com mais de 300 equipamentos no Sistema Meta®. Agora, as empresas brasileiras podem também se beneficiar da mesma tecnologia, aumentando sua eficiência operacional, reduzindo custos e promovendo uma cadeia de suprimentos mais sustentável.
Fonte: WestRock