As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Biodiversidade: estudo aponta 141 espécies no entorno da Papirus

Levantamento realizado na região de Limeira detectou uma fauna diversa, inclusive uma onça parda, e uma flora composta por 77 espécies arbóreas

A presença constante de uma onça parda no entorno da sua fábrica, localizada em Limeira, no interior paulista, já sinalizava a diversidade da fauna existente na região. E da flora, também. Preocupada com as condições desse ecossistema, a Papirus, uma das principais fabricantes de papelcartão do País, decidiu realizar um amplo levantamento das espécies vegetais e animais locais, que confirmou a riqueza da biodiversidade local e a importância de se desenvolver ações para a sua preservação e restauração.
 
Situada na região histórica “terras de Salto Grande”, ao longo das margens dos rios Atibaia e Jaguari, a fábrica da Papirus é rodeada pela Mata Atlântica. Nessa área, de aproximadamente 54 hectares, o levantamento realizado pela empresa de Estudos Ambientais Faunística identificou 141 espécies de animais e 77 espécies arbóreas, das quais três estão ameaçadas de extinção.

Notícia continua após o anúncio
"Buscamos conhecer as riquezas naturais locais, a fim de contribuir para a manutenção do patrimônio biológico", conta Antonio Pupim, Co-CEO da Papirus, ao lembrar que a sustentabilidade das operações é um dos pilares da Papirus, posicionada como a maior recicladora de papelcartão do País. "Nosso compromisso com o meio ambiente abrange toda a cadeia de produção do papelcartão, e também o ecossistema no qual estamos inseridos, o que inclui o entorno da nossa fábrica."

Na flora da região, as espécies ameaçadas de extinção são o ipê felpudo, o jequitibá rosa (uma das maiores árvores da Mata Atlântica) e o cedro rosa. Também foram encontradas árvores importantes para o equilíbrio do ecossistema local, como a figueira branca, que serve de alimento para diversos animais.

Das 141 espécies animais, 106 são de aves – das quais, 49 de passarinhos, 20 aquáticas e 7 de rapina. Entre os mamíferos, foram encontradas 17 espécies, incluindo gambas, jacarés, lagartos e serpentes -, e entre os anfíbios, 8 espécies – este em número menor devido ao fato do estudo ter sido realizado no período de final das chuvas.

“O levantamento confirmou a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica da região e a importância de termos essa visão ambiental regional para avaliar como podemos ajudar na preservação da flora e da fauna local”, afirma Pupim.

Para identificação da flora, o trabalho foi feito por meio de reconhecimento visual das árvores nas áreas de mata nativa (APPs), registro fotográfico e coleta de folhas, flores, frutos, incluindo o georreferenciamento e medição de indivíduos de grande porte.
 
No caso da flora, o trabalho envolveu o censo de aves (registros diretos por avistamentos e reconhecimento de cantos), a busca ativa de anfíbios (cantos e avistamentos em áreas úmidas à noite), de répteis (chão de mata, pedras) e de mamíferos (avistamentos, pegadas, tocas e fezes) e o uso de armadilhas fotográficas, além da realização de entrevistas com funcionários e colaboradores.

A biodiversidade da Mata Atlântica

Um dos mais ricos em biodiversidade, o bioma da Mata Atlântica abrange, no total, uma flora composta por 15.700 espécies de plantas (árvores, arbustos e ervas), das quais 10% (1.544) estão ameaçadas de extinção e 82% são espécies exclusivas desse bioma.

Em relação à fauna, a Mata Atlântica abriga 1.015 espécies de aves, 540 de anfíbios, 350 de peixes, 322 de mamíferos e 200 de répteis, sendo que 380 espécies estão ameaçadas de extinção.

Destaca-se que 60% da população brasileira, ou 145 milhões de pessoas, vivem em áreas de Mata Atlântica.

Fonte: Papirus

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades