As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Rumo à COP 30: Ibá recebe Candido Bracher para bate-papo

Ibá realiza bate-papo com importantes nomes do setor de árvores plantadas para falar sobre os desafios da agenda de sustentabilidade da COP30 e mercado de carbono

Na última quarta-feira, dia 27 de novembro, a Ibá – Indústria Brasileira de Árvores, reuniu em sua sede mais de 60 participantes do setor de árvores plantadas com o intuito de realizar um bate-papo para articular, junto ao Integrante do Conselho de Administração do Itaú, Candido Bracher, os desafios da agenda de sustentabilidade da COP 30 e o mercado de carbono.

Notícia continua após o anúncio

“Poucos problemas globais têm tal grau de consenso quanto a existência do aquecimento global, sua causa e sua solução”, disse Candido no início de sua fala. O questionamento é: Qual a natureza do problema?

Para Candido, trata-se da chamada “tragédia dos comuns”, um conceito advindo da Inglaterra pós-medieval, em que havia pastos comuns, onde os camponeses podiam colocar seus carneiros para pastar sem qualquer coordenação, limite ou cobrança por isso. Traçando um paralelo, a capacidade da atmosfera de absorver carbono seria o pasto e a emissão de carbono, o carneiro.

O mundo vem emitindo gases de efeito estufa sem controle, sem serem cobradas por isso, o que gera o problema do aquecimento global. De acordo com Bacher, “a maior falha da economia de mercado de todos os tempos.

A solução seria, portanto, precificar as emissões. É aí que entram os desafios: convencer os países a “investirem” em algo que terá um benefício a longo prazo e não terá retorno financeiro, ao invés de investir em soluções imediatas e paliativas com um alto grau de lucro, que são as tecnologias limpas.

Hoje, a Europa já implantou um sistema de cap and trade, colocando um preço no carbono, aliado ao CBAM – Carbon Border Adjustment Mechanism, que cobra na fronteira um imposto sobre o carbono que cada produto contém.

O PL brasileiro do Mercado de Carbono propõe o mesmo mecanismo, o que necessita ser trabalhado agora, segundo Candido, é cada pessoa e cada empresa adotar medidas e processos sustentáveis, uma articulação com o governo para criar uma coordenação central, lembrando que a redução das emissões do Brasil é uma questão de Estado e não de governo.

Ou seja, é necessário criar uma estrutura que faça com que independentemente do governante, o país continue na mesma linha.

Concluindo, Bacher sugere três formas de reduzir as emissões: 1) mudança de hábitos; 2) mudança de forma, através das tecnologias verdes e por fim, 3) capturando carbono, seja através das soluções vindas da natureza, seja através do Carbon Capture and Storage e Direct Air Capture.

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades