RESUMO
Nesse trabalho, analisa-se o licor preto forte proveniente do processo Kraft antes e após a adição das cinzas dos precipitadores. Para tal, utilizaram-se duas metodologias distintas para cálculo do teor de inorgânicos e da relação orgânico/inorgânico existente no licor, sendo o método de perda por calcinação para comparativo com um novo método que é a análise via fotometria para utilização do modelo proposto por Honghi Tran.
Para aplicação da nova metodologia, foi descrito o processamento do licor e as variáveis que interferem na sua composição e na eficiência do processo. Para avaliação do novo método, foram estabelecidas as correlações entre os dados e aplicado o Test-t student a fim de comparar a média entre as populações.
Foram encontradas as correlações entre os dois métodos e afirmações a respeito das médias populacionais para amostras em pares. Para os evaporadores, a correlação ficou abaixo do objetivo e a hipótese nula foi rejeitada. Para as caldeiras, entretanto, a hipótese nula não foi rejeitada, o que demonstra potencial de validação do modelo.
Palavras-chave: Processo Kraft, Licor preto, Inorgânicos, Fotometria
LEIA AQUI O PDF COMPLETO DO ARTIGO TÉCNICO PUBLICADO NA REVISTA O PAPEL/MAIO/25
Referências: O PAPEL vol. 86, N.o 5, pp. 72 – 81 – MAY 2025
Dhenife Iara Martins (1) e Jaqueline Lacerda da Silva (2)
1 Pesquisadora do CNPq e mestra em Química Analítica pela UFOP. Brasil
2
Engenheira Química e mestra em Engenharia Química pela UFMG. Brasil