As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

EUDR: adiamento abre caminho para estrutura eficaz contra desmatamento, diz Cepi

Postergada para 2025, regulamentação ganha prazo extra para ajustes e simplificação de exigências

A indústria europeia de celulose e papel acolheu com satisfação os planos da Comissão Europeia de adiar em um ano a regulamentação da UE sobre cadeias de fornecimento livres de desmatamento (Regulamento de Desmatamento da UE – EUDR). Se o Parlamento Europeu e o Conselho da UE aprovarem a proposta, a regulamentação só entraria em vigor em 30 de dezembro de 2025 para grandes empresas e em 30 de junho de 2026 para micro e pequenas empresas.

Notícia continua após o anúncio

Recentemente, no final de setembro, a Comissão Europeia havia anunciado que manteria a data de implementação para 30 de dezembro de 2024.

A Confederação das Indústrias Europeias de Papel, Cepi, vê positivamente o adiamento planejado. Em uma declaração, a Cepi afirma que o adiamento oferece uma oportunidade para desenvolver um quadro mais sólido de combate ao desmatamento. A Cepi também saudou a publicação, pela UE, das diretrizes há muito esperadas para a implementação do EUDR. No entanto, o sistema de informação desenvolvido pela UE para rastrear matérias-primas ainda precisa ser finalizado, e o sistema de benchmarking que avalia os níveis de risco por país ainda está ausente, escreveu a Cepi em sua declaração.

“EUDR é importante demais para não ser implementada corretamente”

A Cepi emitiu uma declaração conjunta com outras associações da indústria no final de setembro a favor do adiamento da implementação da EUDR, solicitando mais tempo para se preparar. Na declaração, as associações observaram que as questões e demandas por clareza para uma implementação prática e harmonizada da regulamentação ainda não foram respondidas.

Representantes da indústria, portanto, instaram que a entrada em vigor fosse adiada e que as ferramentas necessárias de conformidade fossem fornecidas de forma completa e com tempo suficiente para uma preparação adequada.

“A EUDR é importante demais para não ser implementado corretamente. Certamente não ignoramos a crise ambiental e a emergência climática, que a EUDR visa ajudar a resolver. Nossa indústria também não é uma fonte de desmatamento. Do ponto de vista empresarial, o desmatamento é um grande risco reputacional para qualquer indústria; nossa indústria também depende de florestas saudáveis para nosso próprio futuro", comenta Jori Ringman, Diretor Geral da Cepi, acrescentando que a Cepi apoia totalmente "os objetivos do EUDR, e com este novo cronograma, acreditamos que a UE e seus parceiros comerciais agora têm uma chance muito melhor de erradicar o desmatamento.”

A associação alemã da indústria de celulose e papel, DIE PAPIERINDUSTRIE, também reagiu com alívio em uma declaração. Embora a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho ainda seja necessária, a associação considera o adiamento certo. A associação também fez uma campanha intensiva e ativa nos últimos meses em todos os níveis políticos para o adiamento. “Até que entre em vigor, continuaremos trabalhando para melhorar a EUDR no interesse de nossos membros”, explicou a associação da indústria.

A Associação da Indústria Alemã de Painéis à Base de Madeira (VHI), em Berlim, também está aliviada. Juntamente com a DIE PAPIERINDUSTRIE, a VHI fez campanha por um adiamento de pelo menos dois anos para a EUDR em um documento de posição no final de março de 2024. Em resposta à proposta de emenda da Comissão Europeia de 2 de outubro, a Diretora Executiva da VHI, Anemon Strohmeyer, comentou: “A Associação da Indústria Alemã de Painéis à Base de Madeira está aliviada que a Comissão Europeia queira adiar a data de aplicação da EUDR. Juntamente com as associações da cadeia de valor, a VHI tem pedido isso a nível nacional e europeu desde o final de 2023. A EUDR é um enorme desafio burocrático para nossas empresas associadas.”

Ela também pediu à UE que aproveitasse o tempo adicional para criar mais praticidade e simplificação – “especialmente para países como a Alemanha, onde não há desmatamento”, disse Strohmeyer.

Fonte: EUWID

Últimas Notícias

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Como a Suzano e parceiros impulsionarão 51 projetos comunitários no Maranhão, Tocantins e mais estados

Serão atendidos projetos comunitários de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares liderados por mulheres e jovens

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades