A Fiedler Automação anunciou o lançamento do programa High Tech Low Carbon (HTLC), uma iniciativa inovadora voltada para a descarbonização industrial. O programa será oficialmente apresentado durante a feira FISPAL, em São Paulo, de 18 a 21 de junho, considerada o maior evento da América Latina para o setor de Alimentos e Bebidas.
Nos últimos 10 anos, a Fiedler Automação observou uma mudança significativa na mentalidade do setor industrial, que passou a valorizar a economia sustentável e estratégica de recursos. Com isso, a criação do programa HTLC visa apoiar os clientes através de auditorias detalhadas em suas plantas industriais. Utilizando equipamentos de medição e técnicos especializados, a empresa identifica pontos críticos e emite relatórios técnicos para cada disciplina verificada, permitindo um acompanhamento contínuo e eficaz, mesmo após a substituição de equipamentos.
Detalhamento técnico do Programa High Tech Low Carbon
O programa HTLC inclui quatro auditorias principais: Auditoria em Performance de Vapor (APV), Auditoria em Processos Sanitários (APS), Auditoria em Sistema de Bombeamento (BomBAudit) e Auditoria em Sistemas de Ar Comprimido (auditAr). Em três dessas auditorias, a empresa utiliza equipamentos de medição para avaliar processos e equipamentos. Durante as visitas, a empresa realiza um levantamento detalhado, identificando oportunidades de melhoria e propondo substituições de componentes ou tecnologias. O objetivo é ajudar os clientes a economizar água, energia elétrica e ar comprimido, além de melhorar processos e, principalmente, reduzir as emissões de CO2.
A empresa recomenda o programa HTLC para todas as indústrias, em qualquer momento, já que praticamente todas possuem pelo menos duas das quatro disciplinas abordadas e sugere que o programa seja adotado de maneira contínua e consistente, com auditorias realizadas a cada três, seis meses ou anualmente, para identificar novas oportunidades de redução de impactos ambientais.
Áreas com maior potencial de redução
A empresa aponta que as áreas de Vapor, Bombeamento, Processos Sanitários e Ar Comprimido apresentam um grande potencial de descarbonização devido ao alto consumo energético. O potencial de redução varia conforme o porte da empresa e suas disciplinas, mas, por exemplo, no segmento de Papel e Celulose, as áreas de vapor e bombeamento têm um potencial significativo devido ao tamanho das caldeiras e sistemas de distribuição.
Como um dos grandes diferenciais do programa, a Fiedler destaca o fato das auditorias serem realizadas e geridas pela mesma empresa, dentro do mesmo centro de engenharia integrada. Isso permite uma troca de informações mais rápida e uma operação mais sinérgica entre as diferentes disciplinas. Além disso, ao fornecer soluções customizadas, a empresa conta com todo o histórico de medições e informações do cliente, facilitando o desenvolvimento, comissionamento e pós-venda.
A Fiedler Automação, com sede matriz em Blumenau-SC e 14 filiais distribuídas pelos estados de RS, SC, PR, SP, MG, GO, MT, MS e BA, conta com mais de 130 colaboradores. Com 40 anos de experiência no mercado, a empresa se dedica ao desenvolvimento de produtos, soluções Turnkey e serviços para a indústria. A Fiedler possui um Centro de Engenharia Integrada (CEI), responsável pela engenharia de aplicação, gestão de auditorias e desenvolvimento de equipamentos customizados, atendendo praticamente todos os segmentos da indústria com um portfólio diversificado de produtos e serviços.
Para mais informações, acesse: High Tech Low Carbon.
Fonte: Fiedler