O Programa de Preparação de Gestores de Celulose e Papel (PPGCP) promovido pela Universidade Setorial da Associação Brasileira de Celulose e Papel (ABTCP) se consolidou como uma das principais oportunidades de ingresso nessa indústria aos futuros profissionais das áreas de engenharia. E quem está de olho nesses novos entrantes é a Ibema, que se tornou patrocinadora/investidora do programa nesta sexta edição.

Para Marilise Oliveira, coordenadora de gente e cultura, responsável pelas áreas de Atração & Seleção e Responsabilidade Social da Ibema, ser um patrocinador do PPGCP faz parte da estratégia de formação de pessoas e de posicionamento como marca empregadora. Vale destacar que esta é a quinta vez que a companhia participa do Programa. A Ibema é uma das principais fabricantes de papelcartão para embalagens da América Latina.
“O programa é muito robusto, entrega metodologia e conteúdo e um excelente portfólio de profissionais. Desde a seleção, onde se observa a diversidade e potencial dos perfis, até a formação, quando se constata a solidez da formação técnica e humana dos recém-formados”, afirmou Marilise.
O PPGCP visa suprir a demanda crescente por mão de obra especializada, alinhada com os valores de sustentabilidade do setor e tem por características a formação de talentos acelerada, ampliando o conhecimento em papel e celulose, incluindo temas como manutenção, tissue, esg, bem como em conceitos administrativos e financeiros e o desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em equipe.
Dessa forma, após a finalização do programa com duração média de dois meses, a partir da apresentação de trabalhos desses participantes, as empresas investidoras podem recrutar diretamente os futuros gestores com a realização de entrevistas e possível contratação.
Além disso, outro ponto importante destacado por Marilise é o networking que o programa oferece entre alunos e patrocinadores. “A troca é rica e sempre muito agradável! Iniciativas como essa fortalecem ainda mais o setor e contribuem para um crescimento sólido e colaborativo, mesmo em cenários competitivos. Sou uma grande fã do programa!”, concluiu a coordenadora da Ibema.
A edição 2025 conta com os demais patrocinadores/investidores confirmados: ANDRITZ, BRACELL, SUZANO, SOLENIS E SYLVAMO.
As inscrições iniciarão em breve: a partir do primeiro dia de abril e seguirão até o dia 3 de maio e poderão ser realizadas por meio do link: https://www.universidadesetorialabtcp.org.br/

Período de realização do PPGCP
Por se tratar de um programa híbrido, as aulas online acontecem de 3 de junho ao dia 26 de junho e as aulas presenciais de 2 de julho ao dia 31 de julho.
? Requisitos para participar:
✅ Formação entre 12/2022 a 06/2025 — todas as Engenharias;
✅ Inglês (nível intermediário ou avançado);
✅ Interesse em atuar no setor de celulose e papel;
✅ Sem vínculo empregatício atual;
✅ Disponibilidade para mudança de cidade, se necessário.
? Detalhes do programa:
? Formato híbrido: Aulas online + presenciais em São Paulo – SP (mês de julho);
? Visitas técnicas em fábricas patrocinadoras;
? Acompanhamento psicológico durante o programa.
? Custos:
? Por conta do participante: Estadia em São Paulo e transporte até a cidade;
? Oferecido pelo programa: Alimentação, transporte das estações de metrô até o local das aulas e para as visitas técnicas.
? Oportunidade: Ao final do programa, os participantes podem ser contratados por uma das fábricas patrocinadoras!
✨ Invista no seu futuro e faça parte de um setor estratégico e inovador! ✨
Saiba mais sobre o PPGCP
PPGCP da Universidade Setorial ABTCP: alinhando valores e visão sustentável