As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Imprimir importa: os consumidores preferem o papel para aprender, confiar e viver no dia a dia

65% (BR) e 57% (AR) acreditam que os alunos aprendem melhor usando materiais impressos do que digitais

Apesar do crescimento contínuo das plataformas digitais, uma nova pesquisa mostra que os consumidores continuam a valorizar a mídia impressa, principalmente quando se trata de compreensão, confiança e aprendizado. A Pesquisa Trend Tracker 2025, realizada pela Toluna para Two Sides, um dos maiores e mais abrangentes estudos da indústria de impressão e papel, revela uma valorização consistente e resiliente da impressão na vida cotidiana.

A pandemia de Covid-19 trouxe grandes interrupções no consumo de mídia impressa, remodelando a forma como os consumidores interagiam com notícias e conteúdo impresso. Embora o mundo digital possa oferecer praticidade e velocidade, a pesquisa destaca que a preferência pela leitura impressa se recuperou desde a pandemia e é o formato preferido para livros, revistas e documentos importantes. De fato, 61% dos consumidores brasileiros e 72% dos argentinos preferem livros impressos. Em se tratando de revistas impressas a preferência é de 32% (Brasil) e 41% (Argentina) e quanto a catálogos comerciais, a pesquisa mostrou que 19% (Brasil) e 20% (Argentina) tendem a escolher as versões impressas.

A impressão ainda é preferida onde é mais importante. Quando se trata de comunicações essenciais, como informações médicas, demonstrações financeiras e documentos legais, os consumidores escolhem consistentemente o impresso em vez do digital por sua segurança, clareza, confiabilidade e permanência:

Notícia continua após o anúncio
  • 53% (BR) e 48% (AR) preferem bulas e receituários impressos
  • 46% (BR) e 46% (AR) preferem receber exames e relatórios médicos e hospitalares impressos
  • 84% (BR) e 81% (AR) querem ter o direito de escolher se receberão seus extratos e contas impressas ou no formato digital

As descobertas deste ano refletem um comportamento mais consciente do consumidor em relação a requisitos de sustentabilidade, ainda que não se perceba grandes variações dos indicadores quando comparados aos resultados anteriores. Embora as ferramentas digitais sejam valiosas, as pessoas reconhecem cada vez mais os pontos fortes únicos da impressão, especialmente onde a compreensão, a memória e a confiança são críticas.”  diz Fabio Mortara, presidente de Two Sides América Latina.

O papel para aprender: a impressão no aprendizado e na compreensão

Além dos documentos cotidianos, a impressão continua a desempenhar um papel vital na educação e no consumo de notícias. A pesquisa descobriu que:

  • 65% (BR) e 57% (AR) acreditam que os alunos aprendem melhor usando materiais impressos do que digitais
  • 38% (BR) e 39% (AR) estão preocupados com o desaparecimento dos jornais impressos
  • 60% (BR) e 65% (AR) estão preocupados com os prejuízos à saúde decorrentes do uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Em uma época em que as pessoas dedicam tempo demais às telas já se percebe um desejo crescente de se desconectar e ampliar a experiência com o tangível. O impresso oferece uma experiência física que o digital simplesmente não pode replicar – sem pop-ups, sem distrações, apenas uma maneira mais imersiva e calma de consumir informações.

A mídia impressa não é apenas relevante, é mais sustentável do que a maioria das pessoas pensa. Livros impressos, jornais, revistas, correspondência publicitária e outras peças de comunicação em papel são recicláveis, biodegradáveis e sua matéria-prima é renovável – árvores cultivadas e fibras recicladas. Frequentemente vemos apelos ambientais quanto à maior sustentabilidade das mídias digitais, no entanto estas têm impactos ambientais muito elevados, que costumam ser completamente negligenciados.

Mortara continua: “A pesquisa Trend Tracker 2025 de Two Sides deixa uma coisa clara: mesmo com a constante evolução da tecnologia, o impresso continua sendo confiável, valorizado e essencial na vida moderna. Do aprendizado e alfabetização à tranquilidade jurídica, o papel ainda se destaca onde mais importa.”

Um resumo do título contendo algumas das principais descobertas está disponível publicamente para visualização e download aqui: https://twosides.info/trend-tracker-2025.

Os dados completos da pesquisa, divididos por país, idade e sexo, estão disponíveis apenas para membros de Two Sides ou disponíveis para compra.

Para saber mais sobre a campanha ou como se tornar um membro, visite twosides.org.br.

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades