A Kemira está introduzindo o KemFlite™, um novo conceito para reduzir os problemas causados por depósitos devido à aglomeração de partículas hidrofóbicas em máquinas de papel e cartão.
Normalmente, essas partículas são provenientes da resina da madeira, de stickies ou látex do refugo revestido e que anteriormente eram difíceis de detectar e controlar. Sob determinadas condições, as partículas se aglomeram, ficam maiores e eventualmente se depositam nas superfícies da parte úmida, telas, feltros e cilindros secadores da máquina de papel.
O KemFlite foi criado para controlar as substâncias hidrofóbicas, principalmente o seu tamanho, antes de formarem depósitos. O conceito combina os conhecimentos da Kemira no processo de fabricação de papel com o seu vasto portfólio de produtos para controle de depósitos, assim como potentes novas, ferramentas de análise e monitoramento.
Essas ferramentas incluem o Kemira Flyto™, uma análise laboratorial única para medir o tamanho, a quantidade e a hidrofobicidade das partículas em amostras coletadas em pontos específicos do processo, e o Kemira AutoFlite™, um novo dispositivo on-line que fornece informações semelhantes de forma contínua.
Após um estudo completo do processo produtivo pelos especialistas em aplicação da Kemira, é possível adotar um programa de controle de depósitos feito sob medida para controlar as substâncias hidrofóbicas encontradas nas águas do processo da fábrica, eliminando os depósitos em máquina. O conceito KemFlite foi comprovado em várias fábricas de papel, melhorando a produtividade das máquinas e reduzindo defeitos como furos, pintas e manchas diversas no papel ou cartão final.
“O KemFlite é um conceito que reúne uma série de produtos Kemira e os nossos conhecimentos especializados num pacote combinado, respondendo diretamente aos problemas dos clientes no controle de depósitos, em máquinas de papel”, explica Chris Lewis, Gerente Regional de Aplicações – EUA, do segmento Paper.
O resultado para os fabricantes de papel e demais figurantes, começa no funcionamento mais suave, menor tempo de máquina parada, maior eficiência em custos, menor consumo de produtos químicos e produto final de melhor qualidade.