As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Klabin conserva mais de 71 mil hectares de matas nativas em SC

Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 48% das áreas da Companhia são destinadas à conservação

A Klabin publica este mês o Resumo Público de Santa Catarina de 2024. O documento reúne os esforços que a Companhia faz pelo manejo adequado de suas florestas nativas e plantadas, além de apresentar as políticas sociais e de sustentabilidade.

Notícia continua após o anúncio

A Klabin está presente no Estado há mais de 50 anos, tendo como pólo de desenvolvimento social e econômico o município de Lages. Com uma área florestal que abrange cerca de 151 mil hectares, as florestas plantadas e nativas adentram o estado vizinho do Rio Grande do Sul, alcançando, no total, 44 municípios catarinenses e 11 cidades gaúchas. Só em áreas de matas nativas conservadas, a empresa mantém quase 72 mil hectares nesta região.

Reconhecida por se modernizar e buscar eficiência em todas as suas operações, no manejo das florestas não seria diferente. Em Santa Catarina, por meio de estudos, a área florestal garante a manutenção e a melhoria da produtividade, considerando a qualidade das plantações e das fibras para utilização na produção de celulose. O desenvolvimento de projetos e a adequação de novas tecnologias aliadas ao cultivo sustentável focam, principalmente, nas áreas de melhoramento florestal, clonagem e biotecnologia, nutrição e silvicultura, fitossanidade florestal e qualidade da madeira.

Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, conta que o documento traz detalhes das práticas de manejo sustentável da empresa, reconhecida pelo pioneiro método em mosaico, em que os plantios de pínus e eucaliptos ficam entremeados às florestas nativas.

“O emprego das práticas ambientalmente corretas utilizadas pela Klabin em seu cultivo florestal, bem como o manejo adequado da paisagem, proporcionam o excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais”, explica o executivo.

Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 48% das áreas da Companhia são destinadas à conservação. Índice importante para atuar na preservação de espécies. Nas áreas da Klabin nessa região, já foram identificadas 892 espécies de flora e 541 espécies de animais. “Essas áreas florestais têm trazido contribuições importantes na preservação do meio ambiente, nos aspectos de proteção da biodiversidade e na manutenção de mananciais. Nos 44 municípios em que a Klabin possui áreas florestais em Santa Catarina existem mais de 5 mil quilômetros de rios e mais de 9 mil nascentes protegidas pela empresa, que contribuem para o abastecimento hídrico da região”, comenta Nogueira.

Prova disso são as certificações alcançadas pela área florestal no estado. Em 2023, mais uma se somou às já conquistadas pela Klabin. A certificação PEFC (sigla de Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, em português Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal- PEFC/28-22-15), considerada o maior sistema mundial de certificação florestal, foi conquistada pela Klabin, após o processo de auditoria.

Responsabilidade Socioambiental da Klabin

No que diz respeito à Responsabilidade Socioambiental, a Klabin emprega programas abrangentes de saúde e segurança ocupacional, bem como de capacitação e benefícios para promover qualidade de vida aos colaboradores. Além disso, desenvolve parcerias para o fomento florestal em propriedades rurais para plantio de florestas e com pequenos produtores, mantendo canais de diálogo abertos com as comunidades vizinhas por meio de telefone, e-mail, reuniões entre outros canais. Em 2023, os programas voltados para o desenvolvimento das comunidades onde atua continuaram, tendo destaque os seguintes: Klabin Caiubi; Protetores Ambientais, em parceria com a Polícia Militar Ambiental; Matas Sociais e Matas Legais; o Apoio à Gestão Pública; e Klabin Semeando Educação.

“O reconhecimento pelos serviços ecossistêmicos existentes na Klabin reforça a relevância de um bom manejo florestal para a conservação ambiental, refletindo os esforços empreendidos na Companhia nessa jornada em prol do desenvolvimento sustentável”, finaliza Nogueira.

Para conferir o documento completo, clique aqui.

Fonte: Klabin

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades