Klabin Inova Na Colheita Florestal

    Klabin inova na colheita florestal e utiliza máquina pioneira que integra todos os processos
    O equipamento, nomeado de Harbunk, é inédito no Brasil, reduz custos, aumenta a produtividade e oferece mais segurança operacional
    Uma máquina florestal capaz de trazer o desenvolvimento tecnológico para o campo, trazer mais segurança para a operação e reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. Esse é o objetivo da Harbunk, desenvolvida a partir de estudos da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, em parceria com a Ponsse, tendo como base a máquina Harvester Bear, da fabricante finlandesa de equipamentos de colheita florestal. Com tecnologia para cumprir todas as etapas da colheita de madeira do sistema de árvores inteiras (Full Tree), a novidade do mercado também aumenta a produtividade e diminui os custos desta operação, principalmente em áreas pequenas
    Até então, a Klabin realizava a colheita florestal em pequenas áreas, apenas pelo sistema CTL (“cut-to-length”), formato que garante eficiência operacional em áreas maiores e necessita a utilização de duas máquinas (Harvester e Forwarder), cada uma responsável por uma fase da operação. Esse processo aumenta o investimento de empresas e do pequeno produtor rural, além de, consequentemente, elevar a emissão de CO2.
    Por ter um design diferenciado, a Harbunk otimiza o processo, já que esta única máquina consegue realizar a extração e o processamento da madeira, reduzindo consideravelmente os custos da operação, enquanto oferece uma colheita mais eficiente e sustentável. Um dos principais ganhos é a redução do tempo perdido com o transporte das máquinas. Como é apenas uma máquina, ela fica mais tempo em cada floresta do que o conjunto de “cut-to-length” ou full tree, reduzindo o tempo de deslocamento entre as áreas de colheita e consequentemente aumentando a disponibilidade da máquina para a operação.
    O benefício da Harbunk, no entanto, vai além do processo da colheita. O equipamento, que levou dois anos entre a concepção da ideia e o produto final, diminui o risco de acidentes florestais, pois consegue realizar a colheita em praticamente todos os tipos de áreas, incluindo as com topografia ondulada, fortalecendo a segurança da operação. Além disso, a tecnologia da Harbunk segue o estado da arte no setor florestal, que conta com máquinas tecnológicas, seguras e confortáveis.
     
    “A máquina Harbunk demonstra mais uma vez o pioneirismo da Klabin de promover a inovação em todas as suas áreas de atuação como um direcionador importante para a evolução dos negócios. O desenvolvimento da máquina é uma iniciativa voltada à excelência operacional na colheita florestal que proporciona melhorias ambientais e sociais para seus colaboradores e comunidade, reforçando o reconhecimento da Companhia como uma empresa cidadã e inovadora”, afirma José Totti, diretor Florestal da Klabin.
     
    Em busca constante de inovação, a Harbunk é fruto da dedicação e sinergia entre as áreas de negócios florestais, parceiros internacionais e faz parte do portfólio da área de Projetos e Desenvolvimento Florestal. “Na área de Projetos e Desenvolvimento Florestal implementamos metodologias para administrar um portfólio estratégico e ágil, garantindo a execução de nossas inovações. Buscamos suportar o crescimento estratégico da Klabin garantindo a implementação dos projetos de inovação na colheita, silvicultura e logística florestal. Nosso compromisso é trazer projetos alinhados com a Agenda 2030 da empresa, que promovam o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência operacional”, complementa Totti.
    “Estamos sempre ao lado dos nossos clientes para desenvolver soluções para os problemas reais da colheita florestal. Levamos uma equipe da Klabin para conhecer iniciativas inovadoras na Europa e desenvolvemos juntos um modelo de máquina que se adequasse às suas necessidades, otimizando ainda mais a operação, principalmente em áreas florestais menores”, destacou o gerente de vendas e Marketing da Ponsse, Rodrigo Marangoni.
    Fonte: Klabin

    Últimas Notícias

    Com investimento de R$ 33 milhões, Valmet inaugura nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

    A Valmet inaugura um centro de R$ 33 milhões em Sorocaba para manutenção de rolos de papel e celulose, fortalecendo sua presença na América do Sul.

    Segmento de aparas poderá enfrentar desafios para abastecer o mercado

    "Com a economia dando sinais de recuperação, se a demanda iniciar 2024 aquecida, poderemos ter falta de material mesmo com o mercado continuando a receber grandes volumes de papel de fibra virgem", aponta Pedro Vilas Boas, da Anguti Consultoria

    Nova fase de aumentos de preços das celuloses ocorre no 4T23

    A Europa e a China registram aumentos nos preços da celulose em dólar. Indícios apontam estabilidade nos EUA, indicando o fim da baixa de preços de set/2022 a ago/2023. Mercados de papéis mostram variações mistas em out/nov. No Brasil, papéis cartão estáveis, papéis miolo e kraftliner aumentam levemente, papel capa reciclada diminui.

    Branded Contents

    Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel amplia foco em sustentabilidade

    Em um cenário industrial sempre mais competitivo e de constantes transformações são cada vez mais comuns projetos que exigem a implementação de processos inovadores...

    IPEL Revoluciona Gestão de Insumos Químicos e Amplia Competitividade com Siderquímica

    Em resposta ao aumento dos custos de produção, a fabricante de papéis tissue IPEL reformulou sua gestão de insumos químicos em parceria com a Siderquímica. Resultando em redução de custos, estabilidade operacional e melhoria na qualidade dos produtos, a colaboração gerou benefícios expressivos e promete futuras inovações.

    Química Nova Brasil: Inovação e Excelência no Setor Químico Nacional

    A Química Nova Brasil (QNB) destaca-se no mercado de produtos químicos pela inovação e qualidade, fundamentada em alta tecnologia e uma equipe especializada. Com estratégias bem definidas e visão para o futuro, a empresa está posicionada para liderar e expandir sua presença na indústria.

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter e receba com exclusividade novidades e notícias do setor.