As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Maior volume, menor custo: já pensou em comprar suas bebidas em embalagens de papel?

Papel é solução sustentável e econômica para redução da quantidade de vidro utilizada pela indústria de bebidas alcoólicas

Os hábitos alimentares, compras feitas pela internet além de outros fatores tem feito com que o mercado de embalagens cresça exponencialmente a cada ano. De acordo com dados do IBGE o valor bruto da produção física de embalagens foi de R$66,5 bilhões em 2016, tendo batido R$92,9 bilhões no ano de 2020. Naquela época, as embalagens de papel representavam 31,6% desse montante. Já em 2022 passaram a representar 34%, ultrapassando o plástico que caiu de 36% para 33,6%.

Essa mudança decorre da consciência ambiental e social, que demanda uma redução no impacto que esses produtos causam ao meio ambiente sendo um desafio para o setor e uma exigência dos próprios clientes.
A aposta do setor agora é em embalagens para bebidas alcoólicas.

Bebidas alcoólicas? Isso mesmo!
As chamadas Bag in Box são feitas de papelão ondulado ou placa sólida e trazem um melhor custo-benefício para o cliente já que custam mais barato do que o vidro, têm capacidade de armazenar de 1,5l até 1.000l de volume líquido, prazo de validade prolongado antes e depois de o pacote ser aberto e ainda vem com uma torneira projetada para reduzir drasticamente a permeação de oxigênio.

Os benefícios não param por aí, diversas embalagens vem com alças para facilitar o transporte, são mais compactas para armazenamento e ambientalmente amigáveis: têm uma pegada de carbono 8x menor do que uma garrafa de vidro de 750 ml, reduz os resíduos, já que seriam necessárias quase 7 garrafas de vidro para armazenar a mesma quantidade de vinho que apenas uma Bag in Box de 5 litros.

Notícia continua após o anúncio

Marcas de vinhos renomadas já oferecem Bag in Box

A embalagem, fabricada por empresas como a Smurfit Kappa já está sendo utilizada por marcas de vinho como a Parra Alta (Argentina), Bons Ventos (Portugal), Boscato (Espanhol) e diversos brasileiros como Panizzon, Marcus James (premiado da Aurora), Fabenne e muitas outras que estão a venda pela internet ou em lojas físicas.

Além do vinho, outros tipos de bebidas como o Saquê da Thikará, Gin de marcas como Lordson, Pinkster e Kawaii, que também produz Vodka envasada na Bag in Box junto outras marcas como a Kalvelage e a Divine.

E vem mais novidade por aí, a gigante fabricante de Whisky Johnnie Walker está prestes a colocar no mercado sua nova garrafa feita de papel, a partir de polpa de madeira de origem sustentável e 100% reciclável.

Garrafa feita de papel pela Diageo Foto Divulgação web


E você, está pronto para entrar nessa onda?

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades