Atualizado em 12/06 – A Munksjö inaugurou em 10 de junho, o seu investimento mais significativo na América Latina com a conclusão do Projeto ExpanDecor, uma iniciativa que foi responsável pela transformação da sua fábrica de Caieiras, no Brasil. Avaliado em 190 milhões de reais (aproximadamente 30 milhões de euros), o projeto ExpanDecor concentra-se na modernização e conversão de uma das máquinas de papel da fábrica (PM7) para produzir exclusivamente papéis decorativos de alta qualidade.

A produção da MP7 envolve papéis para impressão (PBP), papéis laminados de baixa pressão (LPL) e papéis laminados de alta pressão (HPL), atendendo aos mercados local e internacional.
O evento reuniu cerca de 70 convidados, entre clientes, parceiros estratégicos, representantes do conselho administrativo e lideranças locais. Entre as autoridades presentes, destacou-se a participação do prefeito de Caieiras, Gilmar Lagoinha, que ressaltou a importância da Munksjö Caieiras para o desenvolvimento econômico e social do município.

Na ocasião, o CEO da Munksjö, Dr. Manfred Bracher, falou sobre o investimento na unidade. “Escolhemos investir em Caieiras porque acreditamos no potencial do Brasil, na força do mercado latino-americano e, acima de tudo, na notável capacidade de nossa equipe local. Esta planta tem um legado de 135 anos — e hoje, reforçamos sua importância para as próximas décadas”, destacou.
A partir de agora, a fábrica de Caieiras aumenta significativamente sua capacidade de produção, produzindo papéis decorativos em diversos tamanhos, de 1,2 a 2,4 metros, permitindo à Munksjö atender 100% da demanda brasileira por papéis decorativos, além de aumentar as exportações para outros países da América Latina.
Além de impulsionar a produção, o projeto ExpanDecor está alinhado ao compromisso da companhia com a sustentabilidade. Conforme a empresa, espera-se que a modernização das máquinas de última geração reduza o consumo de água da fábrica em 30% a 50% por tonelada de papel produzida.

“Somos a única fábrica de papel decorativo na América Latina. Com esta expansão, alcançamos a condição de atender plenamente o mercado brasileiro e ainda ampliar nossa presença internacional com exportações para outros países como Argentina, Chile, Peru e México”, afirmou Richard Pino, gerente Geral da Munksjö Brasil e VP LATAM
Um compromisso com a excelência na América Latina

A fábrica de Caieiras desempenha um papel crucial na capacidade da Munksjö de atender seus clientes em toda a América Latina. Segundo o CEO da Munksjö, “o projeto demonstra nosso compromisso em fornecer papéis decorativos de alta qualidade com consistência e excelência, além de reduzir nosso impacto ambiental.”
Fotos: Munksjö