As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Olimpíadas de Paris já tem vitória na sustentabilidade

Camas de papelão e edifícios de madeira são algumas das novidades da Vila Olímpica

As Olimpíadas de Paris 2024, que ocorrerão nos dias 26 de julho a 28 de agosto, prometem um evento mais sustentável se comparada às anteriores. Com o objetivo de gerar menos da metade dos gases de efeito estufa que foram emitidos durantes os Jogos de 2012, cada parte do evento foi cuidadosamente pensada com a visão ESG.

Notícia continua após o anúncio

A começar pela Vila Olímpica, que já está recebendo os atletas desde o dia 18, foram tomadas diversas medidas. Quando o assunto é sustentabilidade, o setor de base florestal não poderia ficar de fora. Composta por 82 prédios cuja estrutura foi feita de madeira de reflorestamento, os 7.200 quartos possuem camas feitas de papelão em módulos que se adaptam à necessidade de cada atleta.

E não para por aí, ao final dos jogos, graças à escolha de materiais amigos do meio ambiente para confecção de pódios, mobiliários e quase todos os objetos utilizados no evento serão reciclados ou reutilizados, como é o caso edifícios desenvolvidos que se tornarão moradia para cerca de 6 mil pessoas além de duas escolas, um dormitório estudantil, um hotel e diversas lojas e escritórios.

Além disso, outras iniciativas como a substituição dos aparelhos de ar-condicionado por um sistema de resfriamento feito por meio de tubulações subterrâneas que utilizam a água naturalmente fria do rio Sena para manter os quartos da Vila frescos, a plantação de 9 mil árvores e arbustos nas ruas, a utilização de painéis solares no topo dos prédios para geração de energia para o complexo e a substituição do plástico por materiais como o papel nos restaurante são essenciais para alcançar o objetivo de se tornar a Olimpíada “mais verde” da história.

E para completar, o Brasil não poderia deixar de dar a sua contribuição: O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), lançou o projeto Floresta Olímpica do Brasil, que realizará o reflorestamento de aproximadamente 6,3 hectares de floresta em comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas nas cidades de Tefé e Alvarães, no estado do Amazonas.

Para conferir todas as novidades, até mesmo no quadro de atletas do Brasil, que pela primeira vez traz a representatividade através de uma maioria de mulheres, não deixe de acompanhar e torcer pelos nossos 277 atletas a partir de sexta-feira agora (26).

Leia também: Paris 2024: uso de madeira e papel define novos padrões sustentáveis nas Olimpíadas

Confira abaixo um depoimento do atleta Tom Daley, enviado pela Ibá, que mostra em detalhes como o material é ótimo e resistente.

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades