As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Pense laminado

Carlos Mariotti, gerente de política industrial da Ibá, destaca que o piso laminado cresce no Brasil por ser prático, sustentável e econômico, com fácil instalação.

As demandas de nossa sociedade, cada vez mais em busca de produtos sustentáveis, deram tração recentemente a inúmeros produtos. Entre eles, ganha espaço no dia a dia dos brasileiros e brasileiras o piso laminado. O revestimento de piso teve sua busca ampliada nos últimos anos, impulsionada pelo crescimento de reformas durante a pandemia e o reconhecimento de suas vantagens, charme e atributos.

Notícia continua após o anúncio

Símbolo de acolhimento, modernidade e beleza, os pisos laminados ganham destaque também por sua tecnologia e sustentabilidade, além do vantajoso custo-benefício frente a outras opções comuns de mercado. Uma das principais vantagens do piso laminado é justamente a facilidade em todo o processo, desde a compra até a instalação, com garantia completa de fábrica. Enquanto outros materiais demandam etapas separadas de aquisição do produto, compra de argamassa e rejunte para a colocação e contratação de mão de obra, a escolha pelo piso laminado é rápida e simples. Basta ir até uma loja, escolher aquele que mais combina com a decoração do ambiente e marcar o dia da instalação para que um técnico do próprio estabelecimento faça todo o serviço.

Há que se considerar ainda a outra vantagem que vem com a aplicação da manta de polietileno, que além de tirar as imperfeições do contrapiso, contribui para a redução de ruídos em até mais de 20 decibéis entre pavimentos se comparado a outros revestimentos que são fixados diretamente no contrapiso. Para arquitetos, projetistas e construtoras, esta pode ser uma vantagem na redução dos custos de seus projetos e empreendimentos.

Seja em uma residência, loja ou escritório, a instalação do piso laminado é muito prática e rápida. Com o contrapiso nivelado, coloca-se a manta e já pode ser feita a instalação. É possível mudar um ambiente no mesmo dia sem quebra-quebra, tomando como base um dia de instalação para até 50m² por um único instalador. A perda de material não chega a 5%. Por isso, não há necessidade de contratação de caçamba para retirar o entulho, por exemplo – outro fato que faz da escolha pelo piso laminado a melhor opção, é a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que a produção da madeira reflorestada que compõe o piso laminado resulta de décadas de trabalho para a tropicalização da cultura do pinus e do eucalipto no País, aliado à adoção de técnicas sustentáveis de manejo, que transformaram o Brasil em uma das maiores potências mundiais do setor de árvores cultivadas.

O setor de cultivo de árvores, que inclui a produção de pisos laminados, faz uso inteligente da terra, respeita a natureza e cuida das pessoas. Planta, colhe e replanta em 9,94 milhões de hectares. A expansão dos cultivos tem ocorrido em áreas previamente antropizadas, substituindo pastos de baixa produtividade por plantios e manejos modernos. As árvores são a mais eficiente solução baseada na natureza para a mitigação das mudanças climáticas, sequestrando e estocando gás carbônico, o principal responsável por empurrar o planeta para o aquecimento global. O setor planta mais de 1,8 milhão de árvores produtivas por dia. Além disso, conserva outros 6,73 milhões de hectares de mata nativa, uma área maior que o estado do Rio de Janeiro. Nessas áreas, prospera uma biodiversidade de mais de 8 mil espécies. Ao instalar um piso laminado, saiba que o produto tem por trás certificações internacionais como FSC e PEFC, que atestam o manejo sustentável das companhias do setor há mais de 20 anos.

Como apresentei, este é um setor que cuida da água, da biodiversidade e do meio ambiente. E cuida também das pessoas. Com o objetivo de conferir uma experiência melhor ao cliente, qualificando o atendimento e o serviço prestado. Em parceria com o SENAI – Escola da Construção Civil Orlando Laviero Ferraiolo, a IBÁ já treinou mais de 12 mil pessoas no curso de formação e qualificação de mão de obra para o mercado. Esse curso faz parte do Programa Setorial da Qualificação da Mão de Obra da associação.

Outra ação da IBÁ para melhorar a experiência do consumidor está na campanha “Pense Laminado”, em parceria com as maiores empresas do setor no País: Dexco, Eucafloor e QuickStep. No site www.penselaminado.com.br, é possível conhecer de forma mais aprofundada os diferenciais sustentáveis do produto, avaliar custos de aplicação e até ter ideias para sua obra.

É pensando no desejo do consumidor que essas empresas oferecem produtos inovadores, investindo em design que vai de moderno ao clássico, com ampla opção para todos os gostos, além de muita tecnologia empregada. Por essa combinação única de tecnologia, conforto, beleza, praticidade e sustentabilidade que é inegável dizer: chegou a vez do piso laminado.

Últimas Notícias

Melhoramentos anuncia nova fábrica de embalagens sustentáveis em Minas Gerais

Melhoramentos construirá fábrica de embalagens sustentáveis com fibra de celulose, 100% compostáveis, em Minas Gerais. O investimento será de R$ 40 milhões

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas