As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

A coluna Estratégia & Gestão deste mês atualiza uma análise já produzida e publicada na revista O Papel nos anos 2020 e 2022 sobre produtos florestais. Considerando dados dos últimos dez anos, organizei novamente o comportamento da produção mundial e dos preços médios internacionais dos principais produtos fabricados a partir da madeira (oito segmentos ao todo).

Notícia continua após o anúncio

Como resultado das análises, praticamente todos os segmentos considerados apresentam o mesmo comportamento padrão para os preços: retração gradual ao longo do horizonte de análise, culminando no menor nível de preços no período da crise sanitária mundial. Logo após, os mercados mostraram um aquecimento abrupto, o que impulsionou os preços para cima. Contudo, gradualmente os preços retomaram a trajetória de quedas para patamares mais adequados.

No tocante ao comportamento da produção mundial, cada segmento possui característica própria, conforme será demonstrado a seguir. Importante destacar que as análises se basearam em preços nominais em dólar da época, ou seja, sem a correção de inflação.

Painéis de Madeira Sólida

O primeiro segmento avaliado é o de Painéis de Madeira Sólida (chapas de compensado, chapa dura, EGP e outros tipos). A Figura 1 mostra que a produção mundial cresceu apenas 9% no acumulado dos últimos dez anos e que vem retraindo desde 2021. Já os preços atuais são 6% inferiores àqueles registrados em 2013.

Painéis de Fibra de Madeira

A Figura 2 aborda os Painéis de Fibra de Madeira (MDF, MDP, HDF e outros). No acumulado, a produção mundial é praticamente a mesma mensurada há dez anos. No tocante aos preços, hoje eles são 10% menores do que os valores praticados em 2013.

Cavaco e Partículas de Madeira

O segmento de Cavaco e Partículas de Madeira está representado na Figura 3. Desde o ano 2013, a produção mundial cresceu apenas 7%, sem oscilações significativas. Já os preços médios internacionais mostram um rally interessante, embora representem hoje praticamente o mesmo patamar daqueles registrados há dez anos.

Mercado de Pellets e Briquetes de Madeira

A Figura 4 retrata o mercado de Pellets e Briquetes de Madeira. A produção mais do que dobrou no período. Por outro lado, os preços médios internacionais recuaram 9% nos últimos dez anos.

Madeira Serrada

A produção mundial de Madeira Serrada (tábuas, vigas, mourões, pranchas, pisos, componentes de móveis, blocks, blanks e outros produtos) registra crescimento acumulado de 13% nos últimos dez anos (ver Figura 5). Os preços médios internacionais atuais são praticamente os mesmos de 2013, embora tenham registrado aumento súbito imediatamente após a crise sanitária.

Produção mundial de celulose

A produção mundial de celulose (considerando todos os tipos de fibras) cresceu 14% desde 2013 (ver Figura 6), enquanto os preços médios mundiais retraíram 4% no mesmo período. Ainda sobre os preços, é fácil perceber uma forte oscilação no horizonte de análise, confirmando a sensibilidade às questões mercadológicas (estoques mundiais, crises logísticas e outros).

O comportamento do mercado mundial de Papel e Papelão está demonstrado na Figura 7. A produção atual é praticamente a mesma registrada em 2013. Já os preços atuais são 6% menores do que os valores registrados no início da série.

No mercado de Embalagens de Papel e Papelão (ver Figura 8), a produção mundial atual cresceu 23% desde 2013. Por outro lado, os preços médios internacionais caíram cerca de 8% no mesmo período.

Leia a análise completa no PDF

Últimas Notícias

Irani investe mais de R$ 80 milhões para modernização e ampliação do parque fabril

Recursos destinados pela Irani à Plataforma Gaia vão permitir a ampliação e a modernização da máquina de papel V na unidade de Campina da Alegria (SC)

Irani investe mais de R$ 18 milhões em plataformas de PD&I

Projetos da Irani em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) focam em inovações que abrangem o segmento de papel, embalagem, florestal e meio ambiente

Irani Papel e Embalagem avalia novo ciclo de investimentos

Irani avalia projeto "Plataforma Neos", com expansão da base florestal, aumento da produção de celulose de fibra longa, papel para embalagens e papelão ondulado

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas