As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Produção Industrial Brasileira – Para onde vamos?

Avaliar os cenários é um exercício constante para qualquer empreendimento. Afinal, o objetivo central da estratégia de negócios é antever situações futuras de modo a propiciar ações, no presente, que permitam a obtenção das maiores vantagens para a empresa.

Notícia continua após o anúncio

Considerando que iniciamos a segunda metade do ano de 2023, é bastante prudente rever o cenário atual da indústria brasileira, com o intuito de reorganizar os planos para os próximos meses.

Para tanto, este artigo faz uma análise do comportamento da produção industrial brasileira dos últimos anos. Para cada cadeia produtiva, eu apresento duas situações:

(i) primeiro um recorte temporal da evolução mensal da produção recente, considerando o mês de dezembro de 2018 como período de referência; e

(ii) na segunda análise, eu mostro o comportamento mensal padrão para essa mesma cadeia produtiva, levando em conta a distribuição da produção setorial ao longo do ano. Para avaliar o comportamento padrão, considerei os dados de 2018, 2019, 2021 e 2022 (dois anos antes e dois após o período crítico da crise sanitária). O ano de 2020 foi retirado desta análise, uma vez que o comportamento da produção neste ano foi artificialmente modificado em razão das paralisações impostas pelos governos ao redor de todo o mundo.

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades