Avaliar os cenários é um exercício constante para qualquer empreendimento. Afinal, o objetivo central da estratégia de negócios é antever situações futuras de modo a propiciar ações, no presente, que permitam a obtenção das maiores vantagens para a empresa.
Considerando que iniciamos a segunda metade do ano de 2023, é bastante prudente rever o cenário atual da indústria brasileira, com o intuito de reorganizar os planos para os próximos meses.
Para tanto, este artigo faz uma análise do comportamento da produção industrial brasileira dos últimos anos. Para cada cadeia produtiva, eu apresento duas situações:
(i) primeiro um recorte temporal da evolução mensal da produção recente, considerando o mês de dezembro de 2018 como período de referência; e
(ii) na segunda análise, eu mostro o comportamento mensal padrão para essa mesma cadeia produtiva, levando em conta a distribuição da produção setorial ao longo do ano. Para avaliar o comportamento padrão, considerei os dados de 2018, 2019, 2021 e 2022 (dois anos antes e dois após o período crítico da crise sanitária). O ano de 2020 foi retirado desta análise, uma vez que o comportamento da produção neste ano foi artificialmente modificado em razão das paralisações impostas pelos governos ao redor de todo o mundo.