As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Quatro tendências para o mercado gráfico em 2025

Tecnologia, personalização e sustentabilidade impulsionam a transformação no mercado gráfico

Por Hans Lenk, CEO da Printi – Impulsionada por inovações tecnológicas, mudanças no perfil do consumidor e novas demandas ambientais, o mercado gráfico vem passando por transformações significativas. A redução do impacto ambiental, por exemplo, que fomenta o uso de tintas à base de água, papéis reciclados e materiais biodegradáveis, tem sido um dos principais pilares dentro desse segmento.

Notícia continua após o anúncio

O avanço tecnológico, por sua vez, é o principal responsável por uma impressão digital personalizada, ou seja, tiragens menores e sob demanda, atendendo a diferentes segmentos dentro do mercado, como embalagens e materiais promocionais. Para Hans Lenk, CEO da Printi, “em  2025, estima-se que a indústria gráfica continue se reinventando, de modo que as tendências seguirão um movimento em direção à personalização, digitalização e sustentabilidade”, pontua. O executivo lista quatro tendências para ficar de olho:

1. Impressão Híbrida (Offset + Digital)

Cada um dos tipos de sistema de impressão oferece diversos benefícios e são indicados para diferentes demandas. A impressão offset, por exemplo, geralmente é utilizada para grandes tiragens e possui alta velocidade, além de permitir o uso de vários tipos de materiais e gramaturas. Já a impressão digital está diretamente relacionada à personalização e impressão em baixa tiragem. Como não exige um preparo anterior do maquinário, ela também ganha em tempo de produção. Assim, a combinação das duas técnicas permite aproveitar o melhor de cada tecnologia, economizando recursos e tempo. 

2. Foco na experiência do cliente

Os clientes seguem na busca por produtos adaptados às suas necessidades específicas, de modo que a demanda por impressões personalizadas está em ritmo de crescimento, tanto no segmento B2C quanto no B2B. Para tornar a experiência do cliente um diferencial competitivo, a indústria gráfica deve investir em personalização, atendimento digital e sustentabilidade, integrando a experiência do consumidor em todas as etapas, desde a concepção do produto até a entrega. 

3. Sustentabilidade nos processos gráficos

A sustentabilidade será um assunto ainda mais relevante dentro do mercado gráfico, de modo que as empresas devem priorizar por opções de produção que minimizem o impacto ambiental. O uso de tintas à base de água, papéis reciclados e materiais biodegradáveis é um bom exemplo de estratégias que já estão sendo aplicadas e devem ganhar ainda mais força. Além disso, a reciclagem de insumos gráficos e otimização de processos para reduzir desperdícios deve fazer parte do dia a dia das gráficas. Além de ser uma iniciativa que impacta positivamente o meio ambiente, optar por processos mais sustentáveis é uma excelente estratégia de marketing para atrair consumidores conscientes.

4. Customização em massa

A personalização deixou de ser exclusiva para se tornar uma expectativa padrão entre os consumidores, visto que eles esperam que as soluções gráficas se adequem perfeitamente às suas necessidades. Diante desse contexto, a impressão digital (mencionada anteriormente) permite tiragens personalizadas, atendendo a diferentes mercados, como embalagens, papelaria e materiais promocionais. Possibilitando atender o público também em alta escala, esse modelo de impressão oferece flexibilidade, além da expansão para novos mercados, como demandas por livros, roupas ou decoração, por exemplo.

Por fim, é importante reforçar que o mercado gráfico está se reinventando por meio da inovação tecnológica e da sustentabilidade. E estar atento às tendências é uma oportunidade não apenas para se destacar em um mercado altamente competitivo e dinâmico, mas também para inovar e captar a atenção do público que busca por novidades. As indústrias que adotarem soluções digitais, se adaptarem às demandas do consumidor e investirem em eficiência e responsabilidade ambiental terão maior potencial de crescimento e sucesso nos negócios.

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas