No dia 2 de abril, a Rede de Inovação ABTCP promoveu um encontro em formato híbrido para receber o feedback da Arena de Inovação realizada durante o 56° Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel e já confirmado para a sua segunda edição em 2025, como parte da programação. Entre outros tópicos como próximos eventos e um novo projeto dedicado à inovação aberta: o InovaSetorial.
Esse projeto, idealizado pela Alcance Innovation Consulting e executado por Durval Garcia Jr., prioriza a colaboração estratégica e tem o objetivo de ajudar a Associação a liderar processos de inovação coletiva, conectando as empresas associadas a parceiros estratégicos.
Ao capacitar empresas para atuarem em um ecossistema colaborativo promove-se o crescimento sustentável, além de minimizar riscos, aproveitando-se recursos. Com isso, é possível tangibilizar o impacto e mensurar resultados, estabelecendo uma cultura de inovação.
O encontro também renovou a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e contou com a apresentação de Rafael Wandrey, assessor técnico da organização, mostrando o apoio à inovação nas empresas por meio de parceria com os melhores centros de excelência e desenvolvimento tecnológico do país.
Para os próximos passos, a Rede realizará um workshop para aprofundar e destacar as oportunidades e benefícios do projeto InovaSetorial, previsto para maio, em data a ser definida em breve.
Vale destacar ainda o evento que será promovido com a Embrapii. O “Embrapii Day ABTCP”, será destinado a fazer uma integração com os principais institutos de pesquisa do país, credenciados pela rede de Unidades da organização.
LEIA TAMBÉM:
Ibema é patrocinadora do PPGCP 2025 da Universidade Setorial ABTCP
Saiba mais sobre a Rede de Inovação:
Criada em 2018, a Rede surgiu como uma iniciativa colaborativa para fomentar a inovação no setor de celulose e papel. A Rede funciona como uma plataforma aberta em que associados propõem desafios, e soluções são desenvolvidas com apoio de universidades, empresas ou ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia, como centros de pesquisa e institutos especializados).
O objetivo é reduzir custos e riscos por meio da inovação conjunta, ou seja, em em projetos pré-competitivos e colaborativos. Os projetos são validados por um Comitê de Inovação composto por especialistas da indústria. Com foco em inovação incremental e disruptiva, a Rede já desenvolveu ações como o projeto-piloto sobre lignina e prepara novas iniciativas, consolidando a ABTCP como protagonista tecnológica do setor.
Saiba mais sobre a Arena de Inovação:
A Arena de Inovação, realizada de 1 a 3 de outubro durante o 56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel da ABTCP, foi um espaço criado para conectar startups, empresas e centros de pesquisa em torno de soluções voltadas à digitalização, economia circular e sustentabilidade. Promovida pela Rede de Inovação da ABTCP, a Arena promoveu debates, apresentações de tecnologias e cases com foco na modernização da indústria de papel e celulose.
Durante os três dias, foram discutidos temas como cibersegurança na Indústria 4.0, tecnologias habilitadoras, reaproveitamento de resíduos, inovação em embalagens sustentáveis e propriedade intelectual. Entre os participantes estavam empresas como CENIBRA, Siemens Energy, Instituto Atlântico (EMBRAPII), Timenow, Senai CETIQT, Ibema, SOLVO, ProjeNet Flix, ReciGreen, Klabin, Suzano e a startup GrowPack.
O objetivo central foi transformar boas ideias em projetos viáveis, promovendo um ecossistema de inovação colaborativo entre o setor produtivo e novas soluções tecnológicas.
Para participar dos próximos encontros e saber mais sobre a Rede de Inovação ABTCP, acesse: [email protected] ou fale conosco pelo número (11) 98926-6287.