Tecnologias desenvolvidas pela Voith Paper garantem redução no consumo de energia e maior competitividade para produtora de papel tissue
A nova MP4 da SEPAC, instalada na cidade de Mallet, no Paraná, teve seu start up com sucesso, ocorrido no mês de julho de 2012. A máquina, uma semana após o seu start-up, já está produzindo papel tissue a uma velocidade de 1650m/min. O objetivo é atingir, ao final de agosto, a produção e a velocidade máximas, de 93 t/dia e 1800 m/min, respectivamente, com gramaturas entre 13 e 33g/m2. O contrato para o fornecimento dessa nova máquina, entre Voith e Sepac, foi firmado no primeiro trimestre de 2011.
A produção dessa nova máquina será predominantemente voltada para papel higiênico de folha dupla, com utilização de 100% de fibras virgens (celulose de eucalipto) — nicho de mercado tissue que mais cresce no Brasil.
A nova MP4 conta com a instalação do primeiro cilindro de aço da Voith no mundo, o qual permite uma economia de consumo de vapor em até 6%, em relação ao Yankee tradicional de ferro fundido; e também é a primeira capota fornecida pela Voith com aquecimento por óleo térmico. A Voith Paper desenvolveu essa tecnologia para utilizar o recurso já existente na planta da SEPAC, em Mallet, garantindo assim uma vantagem econômica e competitiva ao cliente.
Além disso, a máquina também possui a primeira caixa de entrada Voith Paper sem recirculação. Essa nova tecnologia gera uma redução no consumo de energia de 5% na bomba de mistura.
A parceria entre as empresas começou em 2008, ano em que a Voith entregou à Sepac outra máquina para a produção de papéis tissue, com capacidade de produção de 72 toneladas/dia.