As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Sustentabilidade: as ações do setor para mudar o futuro

Programação do principal evento técnico do setor de base florestal contempla tendências e inovações que prometem alavancar contribuição à economia circular

Entre os últimos dias 17 e 19 de outubro, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) promoveu o 55º Congresso Internacional de Celulose e Papel — ABTCP 2023. O evento realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP), reuniu cerca de 500 participantes e apresentou os resultados mais recentes dos estudos feitos por pesquisadores e especialistas sobre sustentabilidade e as ações da indústria para mudar o futuro.

Ao abrir o evento, na manhã de 17 de outubro, Darcio Berni, diretor executivo da ABTCP, informou que, a partir da pauta central Inovação como pilar da circularidade da indústria de base florestal, as 120 palestras técnicas concedidas nos três dias de evento, somadas a nove apresentações de keynotes e 53 trabalhos exibidos em formato de pôster, reforçariam todo o potencial que o setor tem para permear novos mercados e aplicações.

Notícia continua após o anúncio
Berni Palestras técnicas apresentações de keynotes e trabalhos exibidos em formato de pôster reforçam todo o potencial que o setor tem para permear novos mercados e aplicações Crédito ABTCPGladstone Campos

Rodrigo Vizotto, presidente do Conselho Executivo da ABTCP e presidente da Kadant, lembrou que a cooperação entre todos os players que formam o setor desponta como fundamento do progresso almejado para os próximos anos. “Ao longo das mais de cinco décadas de atuação, a ABTCP busca abordar temas relevantes e se fortalecer como o principal elo técnico da nossa cadeia produtiva. Os eventos promovidos pela associação e as demais frentes de trabalho que dão andamento ao planejamento estratégico mais recente são contribuintes do futuro que estamos construindo”, pontuou ele, ao participar da abertura do evento.

“a ABTCP busca abordar temas relevantes e se fortalecer como o principal elo técnico da nossa cadeia produtiva. Os eventos e as demais frentes de trabalho que dão andamento ao planejamento estratégico mais recente são contribuintes do futuro que estamos construindo”
Rodrigo Vizotto

Também presente na Sessão de Abertura, Carlos Augusto Soares do Amaral Santos, vice-presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e consultor/assessor da diretoria de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, falou sobre a importância da parceria consolidada entre as entidades que representam a indústria de base florestal e antecipou que o Instituto vem trabalhando no novo planejamento estratégico para enfrentar da melhor forma os desafios do contexto atual e acompanhar a transformação do setor.

Na visão do Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., presidente executivo da Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), o número expressivo de participantes interessados em atualização de conhecimento mostra a relevância do encontro promovido pela ABTCP anualmente ao mesmo tempo em que prepara a indústria para os desdobramentos futuros. “Portanto, que seja uma jornada de muita produtividade e bons resultados, pois o planeta precisa da contribuição do nosso setor para avançar nas soluções climáticas”, enfatizou.

Silvana Meister Sommer, presidente do ABTCP 2023 e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin, destacou que os três dias de Congresso seriam compostos por uma intensa programação, focada no papel da inovação como suporte ao desenvolvimento e fortalecimento da circularidade. “Temos grandiosas oportunidades pela frente que foram apresentadas e debatidas ao longo das 14 sessões técnicas da programação do ABTCP 2023. Nesta edição, tivemos ainda o Encontro de Estudantes, iniciativa retomada este ano para ampliar a participação acadêmica no evento, e o Fórum Mulheres no Setor Florestal, realizado pela primeira vez, com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres no nosso setor.”

Na sequência, Silvana, em nome da ABTCP, ofereceu um reconhecimento à estudante Ianca Oliveira Borges, da Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais), pelo trabalho sobre pré-tratamento com hidróxido de cálcio para fibrilação da polpa celulósica e aplicação das micro/nanofibrilas no revestimento de papéis, que obteve a melhor pontuação da Categoria Estudante do ABTCP 2023.

Portal Newspulpaper e Universidade Setorial são lançados no ABTCP 2023


Prosseguindo com a Sessão de Abertura do ABTCP 2023, Berni falou sobre outros projetos atuais que estão alinhados às ações traçadas pelo planejamento estratégico da entidade. O primeiro deles é o portal Newspulpaper (newspulpaper.com), que faz parte da área de Publicações e integra todos os conteúdos dos produtos editoriais da ABTCP. Lançado na ocasião, o portal pôde ser conferido pelo público presente por meio de um totem. “Naveguem no portal e acompanhem, nos próximos meses, toda a evolução das notícias que serão publicadas neste nosso novo endereço”, incentivou o diretor executivo da associação.

A Universidade Setorial ABTCP despontou como mais um lançamento realizado no ABTCP 2023. Viviane Nunes, head de Educação da ABTCP, responsável pela organização e pelo desenvolvimento da plataforma que representa um moderno projeto de educação, frisou que, embora a ABTCP já mantenha uma estrutura de capacitação setorial desde o início de sua atuação, atualmente, a educação posiciona-se como um dos pilares cruciais da associação, fator que transformou a estrutura existente em um sistema de educação setorial baseado em competências, com o objetivo de oferecer diversas possibilidades de aprendizado para todo o setor e sua cadeia de valor.

Belém será palco da COP 30 em 2025

A Sessão de Abertura do ABTCP 2023 ainda contou com uma apresentação em formato híbrido, com o intermédio presencial do Embaixador Fonseca Jr. e a participação remota do Embaixador André Corrêa do Lago, secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, abordando as expectativas para a COP30, a ser realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Na visão do secretário do Clima Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores sediar a COP30 na Amazônia tem um grande simbolismo para o Brasil Crédito ABTCP Gladstone Campos

“A grande diferença entre as negociações dos anos 1990, 2000 e as atuais é a emergência. Hoje, temos um conhecimento científico já consolidado e situações extremamente drásticas em curso no mundo todo, além de uma conscientização maior da sociedade. De qualquer forma, ainda é importante ressaltar que a mudança do clima não é uma questão ambiental, mas sim econômica, o que demanda uma reflexão conjunta sobre setores que vão sofrer mais impactos. As conferências anuais do clima são fundamentais para organizar os debates e as agendas. Sediar a COP30, na Amazônia, tem um grande simbolismo para o Brasil”, apontou Lago.

Sessão Plenária aborda a prática da circularidade

Para ampliar o enfoque à agenda sustentável dos inúmeros segmentos industriais que contemplam a economia global, Guilherme Suertegaray, da Fundação Ellen MacArthur, foi o palestrante convidado da Sessão Plenária sobre circularidade, promovida na sequência da Sessão de Abertura do ABTCP 2023. “A economia circular propõe um redesenho do modelo econômico vigente, a partir de três princípios: eliminação de resíduos e poluição, circularidade de produtos e materiais, e regeneração da natureza. Já vemos alguns exemplos de onde a economia circular está presente, com a implantação prática da inovação resultando em vantagens competitivas nos aspectos social, ambiental e econômico. Mas nem só de inovação empresarial se faz a transformação que precisamos como sociedade. Elementos viabilizadores importantes, sobretudo, políticas públicas e finanças, precisam existir e avançar paralelamente”, resumiu sobre o cenário atual.

Guilherme Suertegaray, da Fundação Ellen MacArthur, foi o palestrante convidado da Sessão Plenária sobre circularidade, promovida na sequência da Sessão de Abertura do ABTCP 2023
Suertegaray Nem só de inovação empresarial se faz a transformação que precisamos como sociedade Elementos viabilizadores importantes sobretudo políticas públicas e finanças precisam existir e avançar paralelamente Crédito ABTCPGladstone Campos

Além disso, Júlio Cesar Batista Nogueira, gerente de Sustentabilidade da Klabin, moderou um debate sobre o tema, com exemplos práticos em andamento, encabeçados pelo setor de celulose e papel, com a participação de Leonardo de Caux, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Cenibra, e Henrique Luvison, gerente de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Para conferir demais detalhes sobre todas as participações da Sessão de Abertura do ABTCP 2023, leia a Reportagem de Capa da edição de novembro da revista O Papel, que circula a partir da segunda quinzena do mês.

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades