As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Suzano firma parceria com a CMAK AgroForest

Parceria prevê alavancar a mecanização e a rastreabilidade florestal, de modo a revolucionar a tecnologia 5.0 na silvicultura

A Suzano firmou parceria com a CMAK AgroForest, empresa 100% brasileira com unidade de produção em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, focada no desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia para impulsionar a mecanização e rastreabilidade florestal na atividade de silvicultura no Brasil. O acordo visa a aquisição de equipamentos para a realização de testes de campo que comprovem a efetividade das tecnologias desenvolvidas pela CMAK AgroForest em parceria com a Suzano.

Notícia continua após o anúncio

Inicialmente, os testes das soluções de mecanização serão realizados nas operações da Suzano em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, e em Mucuri, na Bahia, com potencial para expansão às demais unidades da companhia no futuro. O objetivo da Suzano é aumentar e fortalecer o uso de soluções automatizadas nas atividades de silvicultura, ampliando a competitividade operacional da companhia.

Aplicar a tecnologia 5.0 nas atividades de silvicultura é uma prioridade na área Florestal da Suzano. Além dos aspectos operacionais, a companhia visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas atividades florestais, conectando os valores de sustentabilidade ao negócio da companhia.

O acordo também confere à Suzano o direito de decidir, ao longo de 2025, se pretende adquirir uma participação minoritária nos negócios de silvicultura da CMAK AgroForest. A transação, caso venha a acontecer, será realizada por meio da Suzano Ventures, o corporate venture capital da companhia, focado em estimular o desenvolvimento de empresas inovadoras no Brasil e no exterior.

A CMAK AgroForest está conectada ao pilar da Suzano Ventures na vertical de ForestryTech para acelerar a digitalização e a mecanização da operação nas florestas da Suzano, com foco em aumento da produtividade agroflorestal, eficiência e baixo custo para manejos mais sustentáveis.

“Nós identificamos uma grande sinergia com a CMAK AgroForest, especialmente no que diz respeito à busca por negócios que unam inovação e sustentabilidade, impulsionando o desenvolvimento tecnológico da operação nas nossas florestas”, diz Fabian Bruzon, diretor de Operações Florestais da Suzano. “A parceria engloba o know-how da Suzano nas áreas de manejo florestal, acesso a mercado e à inovação, somado à expertise da Suzano Ventures”, complementa.

A CMAK AgroForest oferece solução completa para silvicultura, desde o jardim clonal até a irrigação no talhão, manejos e inovações em todo o ciclo de produção florestal. Trata-se de uma revolução em equipamentos e implementos automatizados, focados em florestas, abrangendo os segmentos de papel e celulose, reflorestamento e florestas para biomassa e energia.

       “Queremos deixar um legado a partir do desenvolvimento de soluções disruptivas, incentivando melhorias no agronegócio mundial, e mostrar que o Brasil é capaz de inovar”, afirma Frederico Ribeiro Krakauer, um dos sócios fundadores da CMAK AgroForest.

       “Esse legado será construído a partir de diversas soluções, como máquinas robotizadas, autônomas e híbridas, com inteligência artificial, machine learning, GPS e conectividade em tempo real, integrando a Internet das Coisas”, complementa Júlio Cezar Waszak, também sócio fundador da CMAK AgroForest.

A Suzano possui 2,7 milhões de hectares de terras, dos quais 1,6 milhão de hectares destinados à produção e 1,1 milhão voltados à conservação. A companhia planta mais de 300 milhões de mudas de eucalipto por ano, sendo um dos maiores players de silvicultura do mundo.

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades