As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Trombini conclui uma das fábricas mais modernas da América Latina 

A Trombini, uma das três maiores empresas do setor nacional de embalagens de papelão ondulado, concluiu o projeto de ampliação e modernização da fábrica em Fraiburgo, Santa Catarina, com investimento total de R$ 350 milhões. A planta é estratégica para as operações e ampliará em 36% a capacidade de produção da companhia.

Notícia continua após o anúncio

Com isso, a Trombini responde à crescente demanda do setor de embalagens, impulsionada pelo aumento do e-commerce e mudanças nos hábitos de consumo com a busca pelo consumidor por embalagens sustentáveis. Em ascensão, o mercado de vendas online cresceu cerca de 18% no primeiro semestre de 2024. 

Com 180 colaboradores, a mais nova unidade do grupo opera, atualmente, em dois turnos, mas já planeja expandir para três e chegar a 220 colaboradores até o segundo semestre de 2025, aumentando a capacidade total da empresa para cerca de 60 milhões de m² de produtos por mês.

A unidade representa um marco tecnológico para a Trombini: além de totalmente automatizada, ela é equipada com sistemas de última geração que otimizam a eficiência da produção e oferecem ganhos significativos de performance, como por exemplo, aumento de produtividade em 30% no processo de conversão.  As inovações incluem equipamentos de ponta de fornecedores como a alemã BHS e suíça BOBST.  Para a distribuição da produção, a unidade conta com um sistema logístico que melhora a eficácia da operação e monitoramento de rotas.

“A nova planta representa um avanço estratégico. Investimos em tecnologia, na adoção de práticas sustentáveis e de segurança alimentar –  tudo para melhorar a eficiência e a qualidade dos nossos produtos e serviços. A escolha por Fraiburgo também reflete a visão de fortalecer as operações logísticas e ampliar nossa atuação no Brasil e Mercosul,” afirma Marcelo Natividade, superintendente Industrial da Trombini.

A fábrica produz uma variedade de produtos, incluindo chapas de papelão ondulado com diversas configurações de ondas, além de caixas de papelão nos formatos corte e vinco e com impressão FFG (flexo folder glue). A Trombini atende a diversos mercados, como os setores alimentício, automotivo, moveleiro, cerâmico, construção civil, bebidas e higiene e limpeza.

ESG em destaque

A unidade catarinense reflete o compromisso da Trombini com a sustentabilidade e incorpora soluções para minimizar o impacto ambiental, como sistemas de reuso da água, telhados termo acústicos e equipamentos que reduzem o consumo de energia. Além disso, o sistema de automação instalado promove, entre outros benefícios, a diminuição do uso de empilhadeiras a combustão, o que implica na redução da emissão de gases poluentes. A integração com a unidade de Celulose e Papel, na mesma planta fabril, permite a utilização de insumos renováveis, obtidos por meio do manejo florestal responsável e pela reciclagem de aparas de papel e papelão ondulado.

A Trombini é uma das líderes em práticas de economia circular e reciclagem, com reaproveitamento médio de 80% dos produtos que coloca no mercado. A empresa recicla e processa cerca de 27 mil toneladas mensais de aparas que retornam às suas fábricas para produção de novas embalagens. A iniciativa reduz a dependência de recursos não-renováveis e apoia o crescimento econômico local, para o qual a empresa colabora por meio de parcerias com instituições que oferecem programas de qualificação profissional. 

Fonte: Trombini – Há mais de 60 anos no mercado, a Trombini é uma das maiores fabricantes de embalagens de papel do Brasil, entre chapas e caixas de papelão ondulado e sacos de papel multifoliados. Com sete unidades nos três Estados da região Sul, a empresa oferece soluções em embalagens recicláveis para os mercados nacional e internacional. A empresa é uma das maiores recicladoras de aparas de papel e papelão do Brasil, reciclando em torno de 27 mil toneladas por mês.

Últimas Notícias

72% dos investimentos em infraestrutura em 2025 serão da iniciativa privada, aponta CNI

Capital privado responde por mais de 70% dos aportes desde 2019. Indústria recomenda medidas para modernizar infraestrutura do país, cujo investimento foi de 2,27% do PIB em 2024

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Universidade Setorial ABTCP lança nova trilha de aprendizagem em parceria com a Spraying Systems Brasil

Representantes da Universidade Setorial visitaram a sede da Spraying Systems em São Bernardo para estreitar laços e alinhar as oportunidades em capacitação técnica

Branded Contents

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

O escopo de entrega da Valmet para a Arauco abrange engenharia, suprimentos, construção civil, comissionamento até o start-up.

BHS: um novo patamar de inovação

A tecnologia BHS implementada no Projeto Figueira representa um marco importante na indústria de papelão ondulado brasileira

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades