As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Valmet investe em equipamentos e amplia capacidade do Centro de Serviços de Araucária

Dentre as melhorias no Centro de Serviços da Valmet, destacam-se a nova mandriladora modelo WRD 150 (Q) TOS Varnsdorf e o sistema automatizado Kardex

A multinacional finlandesa Valmet anuncia amplificação da capacidade produtiva com a aquisição de novas máquinas para o Centro de Serviços de Araucária (PR). Esse movimento faz parte do planejamento estratégico da empresa para atender às demandas do mercado. Os novos equipamentos chegam para ampliar o foco em inovação do parque industrial, permitindo aumento na produção, eficiência operacional, rapidez e modernidade. 

Notícia continua após o anúncio

“A nova mandriladora modelo WRD 150 (Q) TOS Varnsdorf possibilita aumentar a produtividade, reduzindo o tempo de resposta aos nossos clientes, além de ampliar nossa capacidade para equipamentos de maiores dimensões, como discos picadores, rolos prensa e alimentadores, melhorando a qualidade do serviço”, comenta o gerente de Produção, Gabriel Krebs.

À medida que os Centros de Serviços da Valmet se tornam cada vez mais completos e automatizados, eles estão aptos e posicionados para atrair funções operacionais de maior escala a um custo reduzido. “A aquisição do equipamento foi um marco significativo para o Centro de Serviços de Araucária, sendo um processo longo e bem discutido, que trouxe um diferencial técnico bastante representativo frente à concorrência e ao mercado”, conta o gerente de Excelência Operacional, Luis Augusto Neves.

A mandriladora é uma máquina utilizada para a usinagem de peças de grande porte e complexidade. Seu funcionamento baseia-se no uso de uma ferramenta de corte rotativa movida por um motor, enquanto a peça é fixada em uma mesa que pode ser movimentada em diversos eixos. Comparado ao equipamento anterior, o novo modelo possui diferenciais tecnológicos e de capacidade, como: mesa rotativa 3.000×3.000 m com capacidade de 50 toneladas; refrigeração interna no spindle, trabalhando em conjunto com as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado; eixo Y (deslocamento) ampliado de 2.500 mm para 5.000 mm; velocidade de deslocamento aumentada de 4.000 mm/min para 24.000 mm/min nos eixos X, Y e Z; rotação do eixo-árvore aumentada de 1.500 rpm para 2.800 rpm; diâmetro do eixo-árvore aumentado de 130 mm para 150 mm, permitindo usinagem mais robustas; novo magazine com 40 posições, que permite maior autonomia de usinagem, evitando trocas manuais; alinhamento às exigências da NR-12.

“Além de ser uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado), possibilita uma repetibilidade de processo bastante significativa, permitindo, durante a execução de reparos e fabricação de peças novas, uma otimização de tempo importante, sendo quatro vezes mais rápida e extremamente precisa em comparação à mandriladora Union que substituímos”, acrescenta Neves.

Você também poderá gostar de ler:

Valmet ofertará software para conversão de tissue

Lançamento: Valmet DNAe, o sistema de controle distribuído de próxima geração

Valmet vai além no mercado de tecidos filtrantes e anuncia investimento

Estoque Vertical: otimização do processo de armazenagem 

Outro recurso que trouxe resultados efetivos para o Centro de Serviços da Valmet no Paraná é o Kardex, um sistema automatizado que opera como um estoque vertical. Essa alternativa proporciona economia de espaço e consequente aumento de produtividade, impactando positivamente na eficiência de toda a linha de produção.

O gerente de produção esclarece que a área fabril é um espaço relativamente dispendioso, justificando a importância de mudar o conceito de prateleiras comuns, com ocupação horizontal, para a armazenagem verticalizada, otimizando espaços. “Destaco ainda outros benefícios, como a organização de materiais, a facilidade de inventários, a agilidade no manuseio de itens e a melhor locomoção dos colaboradores que trabalham no local. Os sistemas foram estrategicamente inseridos na entrada do recebimento da fábrica, pensando nos fluxos de abastecimento e entrega de materiais do estoque”, explica o gerente de Excelência Operacional.

Gerenciamento eficaz e digital de estoque

O Kardex funciona com um computador que endereça a posição e a quantidade dos materiais estocados, realizando uma gestão eficiente de componentes de fixação, vedações e itens de consumo (sobressalentes de máquinas). Para saber a localização e a quantidade de materiais estocados, basta inserir o código do produto no sistema. 

Outra funcionalidade é a estocagem de grandes peças e equipamentos de revendas para clientes, via contratos. “Geralmente são equipamentos que ficam estocados o ano inteiro, então, além da organização, eles precisam ser guardados em locais sem exposição solar e com menor efeito de poeira e umidade, que são fatores que podem ressecar os itens”, explica o líder de recebimento e expedição, Maurício Barroso.

Barroso explica que o sistema é composto por 28 prateleiras, cada uma suportando até 450 kg. Atualmente, a Valmet possui aproximadamente 2 mil itens cadastrados no Kardex e todos os colaboradores das áreas de Logística, Almoxarifado e Recebimento participam de treinamentos e capacitações diárias para uso do sistema.

“O Kardex é um sistema completo que, além de permitir o gerenciamento eficaz do estoque, poderá futuramente ser interligado a um Sistema ERP, para integração do controle de consumo com compra inteligente de itens, conforme demanda de produção”, finaliza Neves.

Fonte: Valmet

Últimas Notícias

ForesToken: a revolução da tokenização na cadeia florestal e o potencial de um mercado de US$ 50 bilhões

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025, startup busca estruturar a negociação de madeira por meio da digitalização e geointeligência

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades