As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Valmet lança sistema de gofragem sem uso de água para conversão de tissue

Solução inovadora Warm-up Next é a primeira no mundo a oferecer cerca de 50% mais espessura, maior segurança operacional, redução de até 60% no consumo de energia e zero uso de água

Guiada pela inovação contínua e pelo compromisso com eficiência, qualidade e sustentabilidade, a Valmet apresenta uma solução inédita para convertedores de tissue. O novo Warm-up Next é o primeiro sistema do mundo a utilizar aquecimento por indução eletromagnética na gofragem, eliminando a necessidade de fontes tradicionais de aquecimento tradicional à base de óleo ou água.

Notícia continua após o anúncio

Essa tecnologia exclusiva proporciona até 50% mais espessura, maior maciez, menor consumo de papel e até 60% de economia de energia, garantindo também maior segurança operacional — tudo isso sem utilizar uma única gota de água. O processo Warm-up Next amplia esses benefícios ao introduzir recursos de pré-gofragem, otimizando o acabamento dos produtos e oferecendo diversas possibilidades de configuração para produtos higiênicos e toalhas de cozinha.

Aquecimento aprimorado para gofragem a quente

O Warm-up Next incorpora uma estação de pré-gofragem de aço-borracha, que pode ser simples ou dupla, e se integra facilmente a unidades de gofragem já existentes. Quando instalada com apenas uma estação, não requer modificações significativas no layout das linhas de conversão de tissue. Além disso, o sistema oferece flexibilidade no gerenciamento de pré-gofragem a quente, permitindo que fabricantes explorem diferentes configurações para produtos acabados, sempre mantendo os mais altos padrões de qualidade, resistência e desempenho.

Relevo quente sem necessidade de água

O processo Warm-up Next revoluciona a gofragem a quente ao eliminar completamente o uso de água, removendo as etapas de umedecimento e secagem do tissue. “Essa inovação permite a gofragem a quente sem comprometer a qualidade do produto final, eliminando a necessidade de uma fonte de água e otimizando o processo produtivo”, destaca o gerente comercial da Valmet, Daniel Schroeder.

Além disso, a solução se integra facilmente às linhas de conversão existentes. A instalação da estação de pré-gofragem não altera a funcionalidade da máquina, não exige modificações nos ativos atuais e não adiciona complexidade operacional ou novas demandas de manutenção.

“Graças à Valmet e suas tecnologias patenteadas de gofragem, conseguimos maximizar o desempenho e atender plenamente às necessidades dos clientes”, complementa Daniel.

Principais benefícios do Warm-up Next:

Melhor desempenho do produto: o aquecimento por indução otimiza a gofragem, aumentando a espessura do papel em até 50%, reduzindo o uso de mais papel e melhorando a maciez sem comprometer a resistência.
Menor investimento de capital (Capex-friendly): o sistema Warm-up Next pode ser instalado em unidades existentes sem necessidade de modificações dispendiosas nos rolos ou na máquina.

Fácil retrofit: instalação rápida e direta, sem longos períodos de inatividade ou mudanças estruturais complexas.

Continuidade operacional: o sistema não altera a operação da máquina nem exige novas habilidades de manutenção para os operadores.

Eficiência energética: o aquecimento por indução concentra o calor apenas nas extremidades dos rolos, reduzindo o consumo de energia em até 60% em comparação aos sistemas tradicionais.

Mais segurança: a ausência de fluidos quentes, como óleo ou água pressurizada, elimina riscos de vazamentos ou superaquecimento, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro.
Evolução da gofragem a quente

O Warm-up Next marca um avanço significativo na gofragem de papel tissue. Com tecnologia inovadora, benefícios operacionais concretos e suporte especializado da Valmet, o sistema oferece aos fabricantes uma solução eficiente para otimizar a produção e aumentar a competitividade no mercado.

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades