Um tema cada vez mais na moda entre os gestores é a Transformação Digital e o seu produto: a Indústria 4.0 (há quem já fale em 4.1, 5.0 etc., mas vamos devagar por aqui…). É perceptível o movimento das indústrias na sua digitalização, mas é também comum encontrarmos líderes questionando como aproveitar este movimento para melhorar seus resultados e conectar com o dia a dia. Por que será que isso ocorre? Analisemos alguns aspectos:
• Jornada da Transformação Digital: Existem três grandes marcos na jornada, cada um com sua função e momento apropriado para transformar o negócio com novas formas de trabalho, todos conectados e dependentes entre si.
O primeiro deles é o Foundation, que dá a base para os demais, preparando os times, a governança e a infraestrutura, alinhado à estratégia da organização. O segundo é o Optimization, em que o foco passa a ser o controle da operação em tempo real e a otimização dos processos de forma reativa e preditiva. Por fim, chegamos ao Automation, nível esse no qual passa a ser possível otimizar os processos por meio de atuação prescritiva e automação.