O Grupo ANDRITZ e a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, assinaram uma carta de intenção para o fornecimento de todas as tecnologias de produção e equipamentos para a fábrica de celulose Horizonte 2 da Fibria – unidade Três Lagoas – no Estado do Mato Grosso do Sul. A nova linha de produção terá uma capacidade de produção de 1,75 milhão de toneladas/ano de celulose. Combinada à capacidade existente em funcionamento, a unidade de Três Lagoas vai chegar a uma capacidade de produção anual total de 3 milhões de toneladas, tornando-se uma das maiores fábricas de celulose de eucalipto do mundo. Os valores não serão divulgados; no entanto valores típicos de projetos semelhantes são da ordem de aproximadamente 600 milhões de Euros. O início dos trabalhos está previsto para o terceiro trimestre de 2015.
O escopo do fornecimento da ANDRITZ PULP & PAPER abrange o fornecimento EPC da linha de fibra completa assim como a ilha de recuperação, incluindo todas as etapas de processo. O início das operações da nova fábrica está previsto para o quarto trimestre de 2017.
O Projeto Horizonte 2 é um dos maiores investimentos privados do Brasil e vai criar 40.000 postos de trabalho diretos e indiretos ao longo dos dois anos de obras. No pico da construção, a obra terá em torno de 10.000 trabalhadores. Após o comissionamento, a nova linha de produção de celulose da Fibria criará 3.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Fonte: Andritz