Biometano Sul avança na construção de planta de purificação de biogás

Unidade terá capacidade de produzir 66 mil m³ de biometano por dia a partir de resíduos sólidos urbanos

A Biometano Sul está prestes a inaugurar, em Minas do Leão (RS), a maior planta de biometano da região Sul do Brasil. Com cerca de 85% do empreendimento já concluído, a expectativa é que a unidade inicie suas operações no primeiro trimestre de 2025, produzindo 66 mil m³ diários de biometano. O gás será extraído de resíduos sólidos urbanos provenientes do aterro sanitário da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos), que atende 123 municípios, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.

Notícia continua após o anúncio

O projeto conta com um investimento total de R$ 125,3 milhões, financiado pelo BNDES, sendo a primeira planta do tipo a captar recursos do Fundo Clima.

O escopo da obra está sendo desenvolvido pela AFRY, contratada para realizar os serviços de EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management). A multinacional europeia é responsável pela consolidação do projeto básico fornecido pela Biometano Sul, além da engenharia detalhada, gestão de suprimentos e planejamento, bem como pelo gerenciamento da construção e montagem da planta.

“Este projeto reforça nossa missão de promover soluções sustentáveis para a transição energética. A parceria com a Biometano Sul é estratégica, pois fortalece nossa atuação no setor de biocombustíveis, essencial para a descarbonização”, ressalta Nilson Niero, diretor de Consultoria, Energia, Infraestrutura e Projetos Especiais da AFRY.

Uma vez concluída, a unidade permitirá que o aterro de Minas do Leão deixe de emitir cerca de 50 mil toneladas anuais de CO₂ equivalentes, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O biogás gerado no aterro será purificado na planta por meio da separação do CO₂ e de outros gases, resultando em biometano de alta pureza que atenderá às exigências da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Esse biometano será comercializado na forma de gás natural comprimido, promovendo o uso de energia limpa e renovável.

“Estamos orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável e de grande impacto para a região Sul”, destaca Niero.

Últimas Notícias

Cristián Infante, da Arauco, é eleito CEO do Ano na América Latina 2026 pela Fastmarkets

O reconhecimento, concedido pelos principais analistas de investimento da região, destaca a liderança estratégica da Arauco em um período de transformação para a indústria florestal.

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas recíprocas de Trump e impõe limites ao uso de poderes emergenciais na política comercial

Decisão retira sobretaxas aplicadas ao Brasil sob a IEEPA, mas mantém tarifas baseadas em outros instrumentos legais.

Acordo UE–Mercosul abre nova janela comercial para celulose, papel e madeira

Com o acordo, o setor ganha previsibilidade tarifária e ambiente institucional mais estruturado para acessar o mercado europeu, em meio à reconfiguração do comércio internacional.

Branded Contents

Swan do Brasil destaca inovação e confiabilidade em instrumentação analítica para o setor de celulose e papel

A instrumentação analítica Swan contribui diretamente para a otimização de processos

Fiedler Automação Industrial apoia projeto na Klabin e contribui para redução de 52% na perda de vapor em Telêmaco Borba (PR) 

Iniciativa na Unidade Monte Alegre da Klabin envolveu inspeções na rede de vapor e aplicação de soluções integradas para ganho de eficiência

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades