Brasil Lança o Programa Metano Zero e Aposta em Biogás e Biometano

A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em 1972 foi um marco na conscientização global sobre a degradação ambiental e a necessidade de investir em sustentabilidade. No centro das atenções está a energia, uma ferramenta vital em praticamente todas as atividades econômicas e sociais. Contudo, a transição energética se faz necessária para diminuir a dependência de fontes fósseis poluentes.

Notícia continua após o anúncio

Em 2022, o relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) destacou o Brasil como o quinto maior emissor de metano do mundo, responsável por 5,5% das emissões globais deste poderoso gás de efeito estufa.

Diante disso, o Brasil lançou o programa Metano Zero, com o objetivo de atingir os compromissos de redução da emissão de gás metano até 2030, estabelecidos na COP 26. O programa visa transformar produtores rurais e gestores de aterros sanitários em fornecedores de energias limpas e renováveis, destacando o papel do biogás e biometano.

O biogás, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos em ambientes fechados, pode ser convertido em biometano após uma série de processos de tratamento. Este produto pode ser usado como combustível veicular, injetado em redes de gás ou transportado de várias formas.

A implementação do Programa Metano Zero pelo governo federal brasileiro pretende não apenas reduzir emissões, mas também promover o desenvolvimento sustentável, através de cooperação para o financiamento, capacitação, e difusão de tecnologias e processos.

Leia a coluna na íntegra.

avatar do autor
Mauro Berni
Pesquisador das áreas de meio ambiente e energia do Núcleo Interdiciplinar de Planejamento Energético (NIPE), da Universidade de Campinas (Unicamp-SP)

Últimas Notícias

Cristián Infante, da Arauco, é eleito CEO do Ano na América Latina 2026 pela Fastmarkets

O reconhecimento, concedido pelos principais analistas de investimento da região, destaca a liderança estratégica da Arauco em um período de transformação para a indústria florestal.

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas recíprocas de Trump e impõe limites ao uso de poderes emergenciais na política comercial

Decisão retira sobretaxas aplicadas ao Brasil sob a IEEPA, mas mantém tarifas baseadas em outros instrumentos legais.

Acordo UE–Mercosul abre nova janela comercial para celulose, papel e madeira

Com o acordo, o setor ganha previsibilidade tarifária e ambiente institucional mais estruturado para acessar o mercado europeu, em meio à reconfiguração do comércio internacional.

Branded Contents

Swan do Brasil destaca inovação e confiabilidade em instrumentação analítica para o setor de celulose e papel

A instrumentação analítica Swan contribui diretamente para a otimização de processos

Fiedler Automação Industrial apoia projeto na Klabin e contribui para redução de 52% na perda de vapor em Telêmaco Borba (PR) 

Iniciativa na Unidade Monte Alegre da Klabin envolveu inspeções na rede de vapor e aplicação de soluções integradas para ganho de eficiência

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades