As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

     

    Brasil Lança o Programa Metano Zero e Aposta em Biogás e Biometano

    A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em 1972 foi um marco na conscientização global sobre a degradação ambiental e a necessidade de investir em sustentabilidade. No centro das atenções está a energia, uma ferramenta vital em praticamente todas as atividades econômicas e sociais. Contudo, a transição energética se faz necessária para diminuir a dependência de fontes fósseis poluentes.

    Notícia continua após o anúncio

    Em 2022, o relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) destacou o Brasil como o quinto maior emissor de metano do mundo, responsável por 5,5% das emissões globais deste poderoso gás de efeito estufa.

    Diante disso, o Brasil lançou o programa Metano Zero, com o objetivo de atingir os compromissos de redução da emissão de gás metano até 2030, estabelecidos na COP 26. O programa visa transformar produtores rurais e gestores de aterros sanitários em fornecedores de energias limpas e renováveis, destacando o papel do biogás e biometano.

    O biogás, produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos em ambientes fechados, pode ser convertido em biometano após uma série de processos de tratamento. Este produto pode ser usado como combustível veicular, injetado em redes de gás ou transportado de várias formas.

    A implementação do Programa Metano Zero pelo governo federal brasileiro pretende não apenas reduzir emissões, mas também promover o desenvolvimento sustentável, através de cooperação para o financiamento, capacitação, e difusão de tecnologias e processos.

    Leia a coluna na íntegra.

    Últimas Notícias

    Suzano anuncia novo CEO em substituição a Walter Schalka, a partir de julho

    O Conselho de Administração da Suzano elegeu João Alberto Fernandez de Abreu, diretor presidente da Rumo como futuro CEO da companhia. O atual CEO...

    Veracel atinge novo recorde de redução no uso de água

    A Veracel alcançou, em 2023, o menor índice médio anual de uso específico de água da história de suas operações

    CMPC lidera ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global 

    Na avaliação geral do ranking S&P Global Sustainability Yearbook, a CMPC ficou posicionada entre as 1% melhores colocadas. Na categoria Papel e Produtos Florestais superou as outras 38 companhias do setor.

    Branded Contents

    Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

    Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

    Wana transformando inovação em solução

    A WANA é uma empresa 100% nacional com mais de 20 anos de atuação, especialista na produção de aditivos químicos poliméricos para diversos mercados,...

    Valmet e Suzano investem em inovação e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento sustentável da indústria

    Suzano e Valmet celebram uma década de parceria em Imperatriz, MA, marcada por avanços tecnológicos e sustentabilidade na produção de celulose

    Compartilhar

    Newsletter

    Mantenha-se Atualizado!

    Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades