As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Embalagem expositora

Embalagens de papelão ondulado para frutas, com topo aberto e resistentes ao abaulamento, funcionam como expositores e minimizam manuseio, preservando qualidade

Uma série de estilos de embalagens de papelão ondulado apresenta, além de sua função de proteção (que discutimos no artigo anterior), uma função expositora. As embalagens para frutas são exemplos e sobre elas vamos tecer aqui alguns comentários.

Notícia continua após o anúncio

Os estilos chamados bandeja, há muito utilizados, têm o topo aberto, isto é, no seu desenho a face topo “não existe”, e os produtos transportados ficam à vista do consumidor, e aqui destacamos as embalagens para frutas. Funcionam, assim, como expositoras. (No topo, pequenas abas, partindo das laterais ou das testeiras, oferecem apoio para as embalagens sobrepostas; porém, a maior parte da área, correspondente à face topo, é aberta deixando à vista o conteúdo dessas embalagens. As embalagens são projetadas prevendo um espaço livre entre as embalagens sobrepostas e o “topo” da embalagem da camada inferior).

São embalagens projetadas com papelão ondulado de resistência necessária para evitar que o abaulamento do fundo venha se apoiar sobre os frutos da embalagem da camada inferior. Há, inclusive, no Manual de Embalagens para Produtos Hortifrutícolas da Empapel, uma indicação quanto à tolerância a esse abaulamento que não deve ultrapassar o limite estabelecido no Manual.

As dimensões externas dessas embalagens foram estudadas para se adequarem às dimensões do palete PBR 1000x1200mm e formam um grupo de embalagens modulares; a embalagem maior teve suas dimensões padronizadas em 600x400xA (A=altura pode variar de acordo com o “tamanho” dos frutos). Embalagens menores tomaram por dimensões medidas submúltiplas das dimensões 600×400.

Com tal dimensionamento é possível empilhar, transportar ou mesmo expor embalagens de diferentes dimensões num mesmo palete. O desenho dessas embalagens permite que elas se travem umas às outras, por meio de encaixes, evitando movimentação de camadas sobrepostas durante o transporte. O palete e sua “carga” formam um bloco reforçado por meio de cintas amarrando as embalagens ao palete.

Essas embalagens e seus conteúdos (ainda sobre o palete) poderiam estar expostas naquelas áreas dos supermercados destinadas à venda, evitando ao comerciante construir estruturas destinadas à exposição dos produtos. Os produtos não seriam retirados das embalagens para a comercialização; manuseios seriam evitados. O usuário retiraria o produto diretamente da embalagem vinda do produtor.

Evitar manuseios “não necessários” preserva a qualidade do produto. Muitas vezes, os produtos são “despejados” sobre uma gôndola expositora e consequentes amassamentos acontecem, danificando e podendo até gerar perdas significativas. E quem paga, no final, por todo esse desperdício é o consumidor final.

Nas feiras, o problema é mais grave, já que os produtos não vendidos voltam com o feirante, aumentando o número de manuseios.

Nossos comentários eram para enfatizar a possibilidade de serem usadas as embalagens como expositoras, mas terminamos dando uma ênfase ao “problema” manuseio que deve ser muito considerado, especialmente para essa classe de produtos sujeitos a danos se não manuseados adequadamente. Diminuir o número de manuseios é uma prática aconselhável.

Leia aqui o artigo originalmente publicado na O Papel

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas