As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Empapel projeta crescimento do setor para 2024

Dados mais recentes da Empapel, apurados em parceria com FGV/IBRE, mostram expedição de cerca de 4 milhões de toneladas de embalagens de papelão ondulado, no ano passado

O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) fechou o mês de dezembro de 2023 com crescimento de 4,11%, na comparação com o mesmo mês de 2022, indo a 140,5 pontos. Foram 315.495 toneladas expedidas em dezembro passado, contra 303.021 no último mês de 2022. O resultado é inferior ao dezembro atípico de 2020 (326.756 toneladas), mas superior ao mesmo mês em 2021 e 2022. Este é o quarto ano consecutivo com dezembro acima de 300 mil toneladas.

Notícia continua após o anúncio

De acordo com a última projeção da Empapel, o mercado brasileiro deve ter expedição de P.O. de 4.053.435 toneladas, em 2024. Considerando o ano fechado de 2023, com 4.026.317 toneladas, 2024 deve apresentar crescimento de 1%.

O valor aferido ano passado está 8,44% acima do expedido em 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19. Na comparação trimestral, a Empapel apurou uma alta na expedição de papelão ondulado de 3,9% no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022. No segundo semestre, a expedição foi superior em 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o Embaixador José Carlos da Fonseca Junior, presidente-executivo da Empapel, os números mostram que “2023 traz uma certa estabilidade” e “indica a retomada do crescimento do setor”. Para 2024, ainda de acordo com o executivo, “os dados mais recentes da FGV/IBRE sobre crescimento do setor, dão conta, em cenário moderado, de uma previsão de expedição próxima à de 2023 – cerca de 4 milhões de toneladas de embalagens de papelão ondulado – mantendo o crescimento visto entre 2023 e 2022”, afirma.

Projeções econômicas sustentam o possível otimismo para o ano. O relatório FOCUS do Banco Central projeta crescimento de 1,5% para o PIB brasileiro, com influência do aumento de consumo das famílias brasileiras, lembra o José Carlos.

“Teremos também neste ano uma mudança estrutural no sentido da comunicação dos nossos dados”, ressalta. “A partir de 2024, estamos introduzindo as informações do IBPO em metros quadrados, nos alinhando aos indicadores globais. Assim, teremos informação mais aderente ao número de embalagens colocadas no mercado”.

Um dos principais objetivos da Empapel, desde sua criação em 2020, foi o de ampliar o escopo de trabalho de representação para além do papelão ondulado, a fim de abranger os demais papéis para embalagem e as embalagens em papel, de um modo geral.

“Em 2024, seguiremos com esse trabalho de consolidação e fortalecimento da Empapel, no Brasil e no exterior. Nossa meta é intensificar ainda mais a integração com nossos associados para colher recomendações e orientações sobre o desenvolvimento de nosso setor”, reitera o presidente-executivo.

Fonte: Empapel

Leia mais sobre Empapel

Últimas Notícias

ForesToken: a revolução da tokenização na cadeia florestal e o potencial de um mercado de US$ 50 bilhões

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025, startup busca estruturar a negociação de madeira por meio da digitalização e geointeligência

Expo Revestir 2025: madeira consolida seu espaço no mercado de arquitetura e decoração

Fabricantes destacam madeira como a melhor opção para revestimentos com conforto, elegância e sustentabilidade

Workshop de Paradas Gerais discutiu estratégias para gestão de riscos na indústria de celulose

Evento reuniu especialistas do setor para debater soluções em em paradas gerais, destacando inovações tecnológicas e otimização de processos

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades