As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

ESG: pilares para o desenvolvimento sustentável do setor

A sustentabilidade, um dos temas mais prementes na sociedade contemporânea, ocupa lugar central nas agendas de governos, organizações e investidores. A gestão orientada pelos princípios ESG proporciona atuação com foco de melhoria contínua nos quesitos de responsabilidade social, governança e ambiental, mas também é uma estratégia de negócios essencial. Empresas que adotam práticas sustentáveis não apenas respondem às preocupações da sociedade, mas também se estabelecem como protagonistas capazes de enfrentar crises e se consolidar no mercado.

Notícia continua após o anúncio

Nas últimas décadas, o setor de celulose e papel emergiu como protagonista no cenário de desenvolvimento sustentável global. No Brasil, a CENIBRA faz parte do seleto grupo de empresas que tem liderado esse processo de maneira destacada. Sua trajetória de 50 anos é um testemunho sólido da sinergia entre inovação, crescimento sustentável e da contínua renovação de esforços para aprimorar suas operações, sempre pautada na agenda ESG.

No contexto ambiental, a CENIBRA adota rigorosos programas de manejo florestal responsável baseados nos mais elevados padrões internacionais de excelência. A preservação e conservação da biodiversidade é impulsionada pelos mais de 40% de áreas de matas nativas e de preservação permanente. Ações de proteção a espécies em risco de extinção, como o Projeto Mutum, que completa 30 anos em 2023, possui reconhecimento internacional e já conta com a reintrodução de mais de 400 indivíduos na natureza. A empresa também investe fortemente em novas tecnologias cujo propósito é mitigar os impactos de suas operações, além de promover a vigilância constante dos indicadores ambientais.

A compreensão da importância das comunidades nas quais a empresa opera está enraizada na filosofia da CENIBRA. A empresa se destaca pelo compromisso com a capacitação e desenvolvimento dos funcionários, bem como pela promoção do empreendedorismo local por meio do apoio a diversos projetos sociais com foco na geração de renda para as comunidades onde atua. O programa de Fomento Florestal abrange mais de 600 pequenos produtores rurais e oferece oportunidade de emprego, diversificação de produtos e renda extra para o fomentado.

A CENIBRA atua de forma a valorizar a cultura e tradições locais como o projeto de artesanato da Associação Cultural Indaiá, que utiliza as fibras da Palmeira Indaiá, endêmica em nossas florestas, transformando-a em artigos de moda e de uso no dia a dia, como bolsas, carteiras e chapéus.

A prática de esportiva para crianças é outro foco de atuação com vários projetos e milhares de crianças atendidas.

As estruturas de governança asseguraram o mais elevado padrão de transparência, ética e prestação de contas em todas as suas ações. A adoção de práticas gerenciais que se alinham a padrões internacionais garante à empresa uma governança robusta, capaz de gerar valor tangível para seus acionistas.

A cada dia, a CENIBRA renova o seu compromisso de trilhar uma jornada de desenvolvimento sustentável. Consciente dos desafios remanescentes, a empresa segue com determinação na busca incessante pela excelência operacional e pelo equilíbrio harmonioso entre o crescimento econômico, a preservação da biodiversidade e a promoção do bem-estar social.

No intrincado panorama atual, a CENIBRA permanece como um farol inspirador iluminando o caminho rumo a um futuro mais sustentável e promissor. Seu comprometimento inabalável com os princípios ESG, a solidifica como uma referência para outras organizações, incitando uma transformação mais ampla em direção a um mundo mais consciente, responsável e sustentável.

Últimas Notícias

MD Papéis utiliza 66% de material reciclado em sua produção de papelcartão, em 2023

MD Papéis alcançou o percentual de 66,6% de uso de material reciclado para a produção bruta de papelcartão, em prol da produção sustentável

Embalagens de papelão ondulado: cenário é de crescimento, aponta Empapel

Depois de dois meses de expedições fortes, o setor de papelão ondulado elevou as estimativas de crescimento. A FGV/Ibre projeta 2,8%, em cenário moderado

Metsä Group estuda a construção de fábrica para embalagens

Metsä Group inicia projeto para fábrica de embalagens Muoto™, alternativas sustentáveis ao plástico. Os produtos Muoto™ são bioprodutos renováveis e recicláveis

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades