A participação das mulheres no setor florestal é crescente, mas poderia ser maior e melhor. Conforme publicação de Panorama de Gênero (2023) da organização independente Rede Mulher Florestal, as mulheres estão presentes em 18% do quadro de funcionários e ocupam poucos cargos de liderança. Por este motivo, discussões que viabilizem as oportunidades para o gênero devem ser incentivadas. Esta é a proposta da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em seu Congresso Internacional – ABTCP 2024, com a realização do Fórum de Mulheres pelo segundo ano consecutivo.
Em uma sessão especial e gratuita no dia 1 de outubro, primeiro dia do evento, as profissionais que atuam no setor estão convidadas a participar a fim de ampliar o debate sobre a presença da mulher. “Este é o segundo ano que realizaremos este encontro, com muito orgulho. Em 2023, já tivemos uma boa adesão e desta reunião pudemos estabelecer a escuta ativa, promovendo o empoderamento e a promoção de ideias. O encontro certamente impulsiona mudanças significativas para transformarmos o setor e promovermos a inclusão no ambiente profissional de modo equitativo”, afirmou Viviane Nunes, head of Education da Universidade Setorial ABTCP e uma das idealizadoras do encontro.
Vale dizer que o setor já conta com excelentes exemplos. Algumas empresas já integram metas que buscam a paridade no número de mulheres em cargos de liderança. Outras demonstram que a mulher pode ocupar posições que antes eram exclusivas masculinas, como a operação de maquinários de grande porte. Para tal, essas companhias têm investido em capacitação contínua de profissionais.
Programação do Fórum de Mulheres
No dia 1 de outubro, das 16h40 às 18h, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo-SP, o encontro terá a moderação de Silvana Sommer, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Klabin, que, inclusive, presidiu a edição do Congresso 2023, além das apresentações de Bibiana Rubini, diretora de P&D e Bioeconomia da CMPC; sobre como alavancar carreiras invisíveis; e Bárbara Bonfim, presidente da Rede Mulher Florestal, sobre equidade de gênero e empoderamento no setor florestal brasileiro, seguido por um debate e perguntas. Confira a programação em: https://abtcp2024.org.br/programacao-01102024
Nota: o acesso ao Fórum é gratuito. Para conferir os demais paineis e sessões técnicas do evento, confira valores e demais informações em:
https://inscricaoeletronica.app.br/abtcp2024/congresso/
Publicações Rede Mulher Florestal
Confira o relatório sobre Barreiras para Ascensão de Mulheres a Cargos
de Liderança – mapeamento de desafios enfrentados com cargos de liderança no setor florestal
Confira o relatório sobre Panorama de Gênero 2023 – Dados mais atualizados sobre a presença feminina no setor florestal, além de cases de sucesso de empresas que adotaram políticas de equidade de gênero