As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Importantes Conquistas Marcam 2008

Ao se fazer um balanço dos principais assuntos ligados ao setor de celulose e papel, em 2008, é possível afirmar que o período foi de importantes conquistas. De um lado, os bons resultados alcançados: mesmo com os impactos da crise financeira internacional, no último trimestre, o Brasil passou do sexto para o quarto lugar entre os principais produtores mundiais de celulose e também avançou no segmento de papel; de outro, o esforço conjunto das empresas associadas e da Bracelpa para tornar o setor mais conhecido – e reconhecido – entre seus principais públicos de interesse.

Notícia continua após o anúncio

Nesse trabalho, os Comitês Temáticos, que reúnem cerca de 270 representantes das empresas associadas, forneceram importantes insumos para o desenvolvimento de ações em áreas estratégicas – Assuntos Internacionais, Base Florestal, Comunicação, Inteligência de Mercado, Legislação/Relações Externas, Materiais/Logística, Produtos, Recursos Humanos, Sustentabilidade e Tributária/Fiscal.

Outro ponto importante para o setor foi a atuação mais próxima dos sindicatos patronais, que permitiu a troca de experiências e o debate de temas regionais, e o contato com as associações congêneres – ABTCP, ABPO, Abre, Abigraf, Andipa, Abraf, entre outras –, que propiciou o intercâmbio de ideias sobre temas comuns, criando sinergia para atuação conjunta em defesa de toda a cadeia de produção de celulose e papel.

As participações em fóruns internacionais, como o International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), o Advisory Committee on Paper and Wood Products (ACPWP), da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e a Organização Mundial do Comércio (OMC), deram oportunidade para debater temas que impactam o setor mundialmente, como a questão da segurança alimentar e o importante papel das florestas plantadas no sequestro de carbono e no combate aos efeitos do aquecimento global.

Aliás, se a questão do clima passou a integrar a agenda do setor em 2008, terá peso ainda mais significativo em 2009, com os debates para a Conferência sobre Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, em Copenhague, em dezembro deste ano. Esse encontro deverá apresentar propostas para a revisão do Protocolo de Kyoto, e a articulação do Brasil com os demais países que têm florestas plantadas será de fundamental importância para que se alcancem os resultados almejados.

Outro tema que será prioridade: o reforço da competitividade do segmento de papel. Representantes das empresas, do Ministério do Desenvolvimento, do BNDES e da Bracelpa passaram a se reunir, no último trimestre de 2008, para elaborar um plano de trabalho que visa a identificar gargalos existentes e definir medidas que fortaleçam os produtos brasileiros, por segmento. Um dos principais temas em discussão é a necessidade de ações efetivas do governo para coibir o desvio de papel declarado como imune.

As ações e temas apresentados acima indicam que 2009 será um ano de muito trabalho, desafios e, também, novas conquistas. Acreditamos que o setor é um dos mais preparados para enfrentar a crise. Neste início de ano, as empresas terão de mostrar eficiência em reduzir custos, preservar recursos em caixa e passar por este momento de incertezas, mas o setor investiu para se tornar competitivo e, acreditamos, tem condições de, após a crise, buscar novos mercados e continuar crescendo.

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades