Formado em Administração de Empresas pela USP e mestre em Economia e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), João Luiz Guillaumon Lopes acumula mais de 20 anos de experiência em finanças, com passagens pela Iguá Saneamento e pelo Banco Santander, e agora atua como Chief Financial Officer (CFO) da Melhoramentos. O executivo substituiu Carolina Alcoforado, que assumiu a diretoria de Novos Negócios e Inovação da empresa.
O novo CFO chega com o compromisso de reforçar a estratégia ESG da companhia e acompanhar a trajetória de transformação da Melhoramentos, que vem apresentando uma evolução nos resultados após três anos do início do seu reposicionamento estratégico.
A companhia de capital aberto, que controla empresas dos setores editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário começou o ano com o anúncio da nova fase do reposicionamento estratégico, que ocorrerá em três frentes: lançamento de um novo negócio no setor imobiliário; reestruturação do modelo de negócios editorial, com ampliação do portfólio para produtos digitais, e novos produtos à base de matérias-primas renováveis para o setor de embalagens.
Na entrevista a seguir, Lopes conta mais detalhes sobre a sua trajetória profissional, revela como irá contribuir com a atuação competitiva da Melhoramentos e faz uma análise ampla sobre os caminhos a serem percorridos pelo setor de árvores cultivadas.
“Além dos negócios atuais, temos
oportunidade de desenvolver novas
linhas de negócios baseadas em
nossas fortalezas, e precisamos garantir
que as escolhas de onde focar recursos
e esforços sejam as melhores possíveis”
Leia o PDF abaixo