As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Klabin: crescimento sólido e desafios logísticos no 3T24

Desempenho positivo nos segmentos de papel e embalagem impulsiona receita da Klabin, apesar dos impactos logísticos nos portos e estratégias de redução de exposição ao mercado chinês

A Klabin obteve um crescimento robusto no terceiro trimestre de 2024, impulsionado pela melhora contínua das condições de mercado nos segmentos de papéis e embalagens. No entanto, o desempenho foi parcialmente limitado por dificuldades logísticas nos portos do sul e sudeste do Brasil, afetando o fluxo de containers.

Notícia continua após o anúncio

No setor de celulose, o segmento de tissue manteve alta ocupação nas máquinas, especialmente nas Américas, Europa e EUA, enquanto os segmentos de imprimir & escrever e algumas especialidades mostraram enfraquecimento. Os preços para fibra curta e longa na referência FOEX Europa tiveram alta de 2% e 7%, respectivamente, enquanto o mercado chinês seguiu enfraquecido, com redução de 11% nos preços da fibra curta e 4% na fibra longa.

O papel-cartão foi destaque, com um aumento de 25% nas vendas em relação ao 3T23, apoiado pela expansão da máquina MP28. No Brasil, o volume de vendas da Klabin registrou crescimento de 17% nos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período de 2023, superando o crescimento médio de 8% divulgado pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).

No mercado de containerboard, a Klabin anunciou um aumento de preços em agosto, reflexo da forte demanda e do ramp-up das novas máquinas, o que resultou em um aumento de 31% nas vendas em comparação ao mesmo trimestre de 2023. O volume de expedição de papelão ondulado também cresceu, refletindo a popularidade do Eukaliner®, que proporcionou embalagens de gramatura reduzida.

Apesar dos ganhos nos segmentos de papel e embalagens, a logística prejudicou as vendas de sacos industriais, com queda de 3% em relação ao 3T23. O segmento foi impactado por atrasos no mercado externo e pela maior venda de sacos de 25 kg, que resultam em menor volume em toneladas.

O trimestre fechou com receita líquida de R$ 4,999 bilhões, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. O EBITDA Ajustado alcançou R$ 1,805 bilhão, com margem de 36%, superando em cinco pontos percentuais o 3T23.

A empresa anunciou ainda o Projeto Plateau, um acordo com uma TIMO (Timber Investment Management Organization) para monetizar terras excedentes do Projeto Caetê, reforçando a disciplina de capital e reduzindo a alavancagem financeira, em linha com a visão de longo prazo da Klabin e com a geração de valor para seus stakeholders.

Últimas Notícias

Primeiro semestre é marcado por oscilações nas exportações de madeira

Análise da WoodFlow aponta crescimento de 5% em volume de madeira e 5,6% em valor, mesmo com quedas mensais expressivas

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades