As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

KWM e Portobello: economia circular transforma 480 toneladas de resíduos ao ano

Indústria de revestimentos cerâmicos reutiliza os resíduos para fabricação de novas embalagens sustentáveis

Um projeto inovador de economia circular desenvolvido pelo Grupo KWM (Kapersul Waste Management) está transformando resíduos de papelão em novas embalagens para o Portobello Grupo, um dos maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do Brasil. Os resíduos são transformados em embalagens exclusivas para produtos da empresa, fechando o ciclo de sustentabilidade e contribuindo para a redução da pegada de carbono da indústria. 

Notícia continua após o anúncio

Por meio dessa parceria sustentável, 40 toneladas de resíduos de papelão gerados na unidade Portobello, localizada em Tijucas (SC), são reciclados mensalmente, totalizando cerca de 480 toneladas ao ano.  O consumidor final pode sentir-se seguro ao ver o selo de sustentabilidade nas embalagens, indicando o percentual de material reciclado na composição. 

No último ano, a indústria reduziu o consumo mensal de embalagens ao mesmo tempo que aumentou a quantidade de resíduos utilizados na composição de novas embalagens, atingindo a marca de 89,02%, sendo que destes, 9,15% são provenientes dos resíduos gerados no próprio parque industrial da companhia.

Práticas resultaram na redução de emissões em mais de 700 toneladas de CO₂, em 2023. Unidade da Portobello. Foto: Divulgação
Sustentabilidade da Portobello em números:

Para Thiago Luckemeyer, gerente da unidade da KWM de Florianópolis (SC), este projeto gera tanto vantagem ambiental quanto econômica. “Nossa parceria mostra que é possível transformar resíduos em recursos valiosos, tanto para o meio ambiente quanto para o negócio, incentivando outras empresas a adotarem soluções sustentáveis semelhantes“, afirma o gestor. 

Luckemeyer explica que, para o projeto desenvolvido para a Portobello, a KWM recolhe os resíduos, faz a triagem e a separação do papelão, prepara os fardos e encaminha para parceiros como a PCN e a Trombini, convertedores especializados na fabricação de embalagens. Elas então retornam à Portobello já prontas para embalar os revestimentos.

CICLO DOS RESÍDUOS – KWM e Portobello

Para Vitor Henrique Piva, Coordenador de Desenvolvimento de Embalagens da Unidade Portobello, o projeto permite integrar soluções inovadoras no ciclo produtivo.

Transformar resíduos em embalagens e reduzir as emissões de carbono faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade, oferecendo ao consumidor final não apenas produtos de alta qualidade, mas também a garantia de que nossa embalagem é ambientalmente responsável. Ganhamos frutos com isso, trazendo impactos positivos para a empresa, o meio ambiente e a sociedade, e isso é muito gratificante.”

Essa estratégia está alinhada com as metas de sustentabilidade do Portobello Grupo, que é signatária do Pacto Global e segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Listada na B3 (PTBL3), a empresa adota as mais avançadas práticas de governança corporativa e mantém um Comitê de Sustentabilidade ativo, garantindo a implementação de projetos que integram inovação e responsabilidade ambiental.

Dentro do grupo, a mesma iniciativa com as embalagens de papelão já projeta ganhar força com os resíduos de plástico tanto na unidade de produção da Portobello, em Tijucas, como também a partir da saída dos produtos da fábrica no Centro de Distribuição de São Paulo (CDS). 

O projeto de impacto já é referência para outras empresas que também buscam melhorar a sustentabilidade das embalagens com a circularidade dos próprios resíduos. O Grupo KWM possui 8 unidades no Brasil com 200 mil toneladas de resíduos gerenciados por ano. O foco da empresa é o Aterro 100% Zero. Para isso, investiu em tecnologias e estrutura para fechar o ciclo de qualquer tipo de resíduo, inclusive os mais complexos que não se encaixariam na reciclagem tradicional. 

Leia também:

SOBRE O GRUPO KWM

Há 44 anos o Grupo Kapersul Waste Management transforma desperdício em valor. A KWM destina, recicla e busca o Aterro 100% Zero em todas as operações que atende, desenvolvendo soluções completas e integradas de gestão de resíduos, com base em estudos e diagnósticos aprofundados, que delimitam estratégias assertivas e equilibradas, para atender necessidades de cada projeto, considerando as particularidades de cada cliente, do setor industrial ou varejista.

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades