As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Melhoramentos e W-Cycle se unem para produzir embalagens compostáveis para alimentos

A empresa de tecnologia limpa compartilhará conhecimento com a Melhoramentos para a produção de embalagens de fibra de celulose de alto desempenho de nova geração

A Melhoramentos, companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário (Altea), e a W-Cycle, Ltd., empresa inovadora no desenvolvimento de aditivos, anunciaram mais uma parceria estratégica. Juntas, elas visam produzir embalagens compostáveis feitas de materiais renováveis que se decompõem naturalmente em até 75 dias.

Notícia continua após o anúncio

O acordo, avaliado em no mínimo US$ 3,45 milhões e com prazo inicial de três anos, prevê o fornecimento exclusivo pela W-Cycle para a Melhoramentos na América Latina de sua fórmula proprietária de embalagens para alimentos e serviços de consultoria. Esses recursos auxiliarão a Melhoramentos na produção de suas novas embalagens avançadas e sustentáveis. A Melhoramentos também integrará fibras de celulose de alto rendimento provenientes de suas operações de reflorestamento, que abrangem mais de 80 milhões de metros quadrados.

Em resposta à crescente demanda da indústria alimentícia por alternativas sustentáveis, a Melhoramentos está investindo em embalagens que são resistentes a gorduras, à umidade e suportam altas temperaturas, sendo uma solução ecológica e eficiente para substituir plásticos de uso único.

LEIA TAMBÉM

Carolina Alcoforado apresenta embalagens sustentáveis da Melhoramentos

Um futuro mais verde com a W-Cycle

“Existe uma demanda global há tempos por soluções de embalagens mais sustentáveis”, diz Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos. “Nossa colaboração com a W-Cycle abre novas possibilidades para o uso de nossos recursos naturais à base de celulose. Juntos, estamos inaugurando uma nova fase que pode, eventualmente, eliminar as embalagens plásticas de uso único e abrir caminho para um futuro mais sustentável.”

“Parcerias com líderes tão renomados são momentos fundamentais em nossa trajetória”, afirma Isaac Rome, CEO da W-Cycle. “Isso abrirá um vasto leque de oportunidades para ambas as empresas oferecerem soluções de embalagens de alto impacto e acessíveis, combinando expertise e inovação.”

A W-Cycle, uma startup de tecnologia limpa, avançou no setor de embalagens sustentáveis com seu material patenteado para alimentos, o SupraPulp™. Essa linha de fórmulas utiliza resíduos de cana-de-açúcar (conhecidos como bagaço) e outras fibras, como as de eucalipto e folhas de bananeira, combinadas com aditivos para criar embalagens moldadas em fibras altamente funcionais.

Esse material é transformado em uma nova geração de embalagens para alimentos, que resistem tanto a alimentos congelados quanto aquecidos. As embalagens de fibra moldada são impermeáveis a óleos e líquidos, sem a necessidade de laminação plástica para barreiras. As embalagens SupraPulp são projetadas para suportar temperaturas extremas, desde -40°C até 220°C, e são compostáveis.

A resposta da natureza

“Nossas formulações ecológicas ajudam os fabricantes a abandonarem o uso de materiais plásticos como o PET, permitindo a criação de embalagens robustas que podem ir do freezer ao forno ou microondas”, ressalta Rome. “O grande diferencial das bandejas SupraPulp é que elas podem ser descartadas sem culpa: o material se decompõe, retornando ao solo de onde veio.”

O plástico pode levar centenas de anos para se decompor. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos são geradas por ano. Apenas uma pequena fração é reciclada, enquanto a maioria (95%) acaba em aterros ou nos oceanos, causando danos à vida marinha e à saúde humana ao entrar na cadeia alimentar e no ar que respiramos.

As embalagens SupraPulp da W-Cycle já estão ajudando empresas de catering, produtores de refeições prontas, serviços de alimentação de companhias aéreas, instituições, restaurantes e multinacionais do setor de alimentos a romperem com o uso de recipientes plásticos. Como parte da parceria, além de personalizar formulações de polpa para a Melhoramentos, a W-Cycle fornecerá suporte em Pesquisa e Desenvolvimento para a produção de fibras moldadas, incluindo testes de diferentes formulações e sua compatibilidade com variados tipos de fibras, como as produzidas pela Melhoramentos em suas operações de cultivo florestal.

“Como pioneiros em embalagens ecológicas para alimentos, a W-Cycle traz ampla experiência em propriedades de fibras moldadas, materiais complementares e seu desempenho sob diferentes condições, além de profundo entendimento dos processos de fabricação e necessidades de equipamentos”, acrescenta Gibini. “Isso será fundamental para apoiar o desenvolvimento de opções de embalagens de alta performance, economicamente viáveis e em harmonia com o meio ambiente.”

Últimas Notícias

Tarifaço: os possíveis impactos da decisão de Donald Trump para o setor de celulose no Brasil

Especialistas explicam os efeitos que a tarifa de 50% imposta por Trump sobre produtos brasileiros pode gerar para o comércio exterior do Brasil

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades