As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Microsoft compra 3,5 milhões de créditos de carbono da Re.green

A Microsoft anunciou a compra de 3,5 milhões de créditos de carbono da startup brasileira Re.green, ampliando a parceria já existente entre as duas empresas. A iniciativa busca apoiar projetos de restauração de áreas degradadas na Amazônia e na Mata Atlântica, dois biomas estratégicos para o Brasil e para o equilíbrio climático global.

Notícia continua após o anúncio

De acordo com a Capital Reset, a compra integra o plano da Microsoft de atingir emissões negativas até 2030 e neutralizar toda a sua pegada histórica de carbono até 2050. A Re.green, por sua vez, utiliza práticas de restauração baseadas em alta tecnologia e critérios rigorosos de certificação, como os do Verified Carbon Standard (VCS), para garantir a qualidade dos créditos emitidos.

Para chegar a esse volume, a Re.green vai restaurar 17,5 mil hectares distribuídos em três regiões: uma área entre o oeste do Maranhão e o leste do Pará, outra no sul da Bahia e uma terceira no Vale do Paraíba, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. A entrega acontecerá ao longo de 25 anos. O valor da transação não foi informado mas, segundo fontes (Financial Times), o montante pode alcançar os US$ 200 milhões, ou cerca de US$ 50 por tonelada de CO2.

Os projetos gerados pela Re.green não apenas promovem a recuperação de áreas degradadas, mas também impactam positivamente comunidades locais, com geração de empregos e apoio ao desenvolvimento social. Em entrevista à CNN Brasil, a CEO da Re.green, Daniela Lerário, destacou que o acordo ajuda a expandir a presença da empresa em áreas prioritárias para a biodiversidade, combinando ciência e tecnologia para alcançar resultados duradouros.

Segundo a Exame, a Microsoft já havia firmado um primeiro acordo com a Re.green, e a ampliação da parceria reflete a confiança da gigante tecnológica nos resultados entregues pela startup. Além disso, o mercado de créditos de carbono vem ganhando importância como ferramenta para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, especialmente em países com ampla cobertura florestal, como o Brasil.

Já o portal Carbon Herald apontou que a colaboração com a Re.green fortalece a posição da Microsoft como líder em ações de sustentabilidade. A empresa também investe em outras frentes para reduzir emissões diretas, como eficiência energética e uso de fontes renováveis, complementando sua estratégia com a compra de créditos de carbono.

Importância dos biomas brasileiros e impacto positivo no mercado de créditos de carbono

Os biomas brasileiros têm papel crucial no combate às mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, é um dos maiores sumidouros de carbono do mundo, enquanto a Mata Atlântica, mesmo fragmentada, possui grande relevância para a regulação hídrica e climática regional. Projetos que visam sua recuperação são fundamentais para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris, que busca limitar o aumento da temperatura global.

Apesar de seu impacto positivo, o mercado de créditos de carbono também enfrenta críticas e desafios, incluindo questões sobre transparência e efetividade das iniciativas. No entanto, parcerias como essa entre a Microsoft e a Re.green mostram como grandes empresas podem colaborar com iniciativas locais para implementar soluções mais robustas e confiáveis.

A expansão dessa parceria evidencia a crescente relevância da restauração ecológica como estratégia para mitigar os impactos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento socioeconômico em áreas vulneráveis. Essa movimentação também reforça o papel do Brasil no mercado global de carbono, destacando sua biodiversidade como ativo estratégico para soluções sustentáveis.

Últimas Notícias

Tecnologia, segurança e capacitação marcam o 12.º Seminário de Automação da Universidade Setorial ABTCP

Evento de automação reuniu especialistas para debater os desafios da convergência OT-TI, cibersegurança, inteligência artificial e sistemas autônomos no setor

Microsoft e Suzano desenvolvem solução para impulsionar eficiência industrial com IA generativa

Integrada ao Microsoft Teams, a solução de IA generativa fornece informações imediatas, agiliza decisões e otimiza o trabalho de áreas de operações e engenharia

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades