As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Utilização do NIR para predição de densidade básica da madeira para produção de polpa kraft

Predição da densidade da madeira de Eucalyptus por espectroscopia NIR otimiza processos na indústria de celulose

RESUMO
A densidade básica é uma das propriedades mais exploradas na área da tecnologia da madeira, devido ao seu impacto significativo na correlação com as propriedades físicas e mecânicas. Enquanto a abordagem tradicional, que é destrutiva, requer investimentos consideráveis e um período prolongado para a realização dos testes, os métodos não destrutivos estão emergindo como uma alternativa valiosa para predizer as características da madeira.

Notícia continua após o anúncio

A espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIR) é uma ferramenta não invasiva que possibilita a predição de uma ampla gama de propriedades da madeira, por se tratar de uma análise não destrutiva que permite uma rápida obtenção dos resultados, destacando-se na avaliação de processos e produtos do setor florestal.

Esta pesquisa teve como objetivo construir um modelo de predição da densidade básica de Eucalyptus spp., usando o NIR associado a análise estatística multivariada dos dados. Clones comerciais de Eucalyptus de diferentes regiões foram selecionados para o estudo. Inicialmente, determinou-se a densidade básica em 100 amostras de um mix de cavacos através da ABNT NBR 11941. Os cavacos foram transformados em serragem com o uso de um moinho de facas Wiley.

A serragem foi classificada em um conjunto de peneiras, sendo utilizado para as análises a fração que passou pela peneira de 40 mesh e que ficou retida na peneira de 60 mesh. Assinaturas espectrais foram obtidas no espectrômetro nas amostras de serragem. Os dados espectrais receberam tratamento matemático da primeira derivada de Savitzky-Golay, para redução dos ruídos.

A regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS-R) foi aplicada nos espectros obtidos e nos dados de referência para a predição da densidade, com o uso do software Chemoface. A performance dos modelos foi avaliada por validação cruzada completa, apresentando R²cv = 0,82 e RMSEcv = 21,00 kg/m³, e por validação independente, com os valores de R²p = 0,79 e RMSEp = 21,79 kg/m³. O modelo apresentou resultados satisfatórios para predição da densidade.

A técnica NIR se mostrou promissora na predição da densidade da madeira de Eucalyptus para a indústria de celulose.

Palavras-chave: espectroscopia no infravermelho próximo, avaliação não destrutiva, modelos de calibração, estatística multivariada, qualidade da madeira.

REFERÊNCIAS: O PAPEL vol. 86, N.o 2, pp. 68 – 73 – FEB 2025

LEIA O ARTIGO TÉCNICO NA ÍNTEGRA AQUI

AUTORES:

Julia Rodrigues de Araujo Gomes1
, Fernando José Borges Gomes1
, Paulo Ricardo Gherardi Hein2
, Larisse Aparecida Ribas Batalha1
,
Nilton Louvem da Silva Júnior1
, Roberto Carlos Costa Lelis1
1 Departamento de Produtos Florestais – DPF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica-RJ, Brasil.
2 Departamento de Ciência e Tecnologia da Madeira – DCTM, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras-MG, Brasil.

Últimas Notícias

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Ibema economiza 6 mil litros de água por hora com monitoramento e reparos

Por meio do Sistema de Excelência Ibema, companhia estabeleceu um grupo de trabalho para reduzir o consumo de água por meio de boas práticas e conscientização

Branded Contents

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

BHS Corrugated South America: Expansão e Inovação no Mercado de Papelão Ondulado

A BHS Corrugated South America tem se destacado no mercado de papelão ondulado, consolidando seu crescimento e presença na região sul-americana

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas