RESUMO
A densidade básica é uma das propriedades mais exploradas na área da tecnologia da madeira, devido ao seu impacto significativo na correlação com as propriedades físicas e mecânicas. Enquanto a abordagem tradicional, que é destrutiva, requer investimentos consideráveis e um período prolongado para a realização dos testes, os métodos não destrutivos estão emergindo como uma alternativa valiosa para predizer as características da madeira.
A espectroscopia na região do infravermelho próximo (NIR) é uma ferramenta não invasiva que possibilita a predição de uma ampla gama de propriedades da madeira, por se tratar de uma análise não destrutiva que permite uma rápida obtenção dos resultados, destacando-se na avaliação de processos e produtos do setor florestal.
Esta pesquisa teve como objetivo construir um modelo de predição da densidade básica de Eucalyptus spp., usando o NIR associado a análise estatística multivariada dos dados. Clones comerciais de Eucalyptus de diferentes regiões foram selecionados para o estudo. Inicialmente, determinou-se a densidade básica em 100 amostras de um mix de cavacos através da ABNT NBR 11941. Os cavacos foram transformados em serragem com o uso de um moinho de facas Wiley.
A serragem foi classificada em um conjunto de peneiras, sendo utilizado para as análises a fração que passou pela peneira de 40 mesh e que ficou retida na peneira de 60 mesh. Assinaturas espectrais foram obtidas no espectrômetro nas amostras de serragem. Os dados espectrais receberam tratamento matemático da primeira derivada de Savitzky-Golay, para redução dos ruídos.
A regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS-R) foi aplicada nos espectros obtidos e nos dados de referência para a predição da densidade, com o uso do software Chemoface. A performance dos modelos foi avaliada por validação cruzada completa, apresentando R²cv = 0,82 e RMSEcv = 21,00 kg/m³, e por validação independente, com os valores de R²p = 0,79 e RMSEp = 21,79 kg/m³. O modelo apresentou resultados satisfatórios para predição da densidade.
A técnica NIR se mostrou promissora na predição da densidade da madeira de Eucalyptus para a indústria de celulose.
Palavras-chave: espectroscopia no infravermelho próximo, avaliação não destrutiva, modelos de calibração, estatística multivariada, qualidade da madeira.
REFERÊNCIAS: O PAPEL vol. 86, N.o 2, pp. 68 – 73 – FEB 2025
LEIA O ARTIGO TÉCNICO NA ÍNTEGRA AQUI
AUTORES:
Julia Rodrigues de Araujo Gomes1
, Fernando José Borges Gomes1
, Paulo Ricardo Gherardi Hein2
, Larisse Aparecida Ribas Batalha1
,
Nilton Louvem da Silva Júnior1
, Roberto Carlos Costa Lelis1
1 Departamento de Produtos Florestais – DPF, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica-RJ, Brasil.
2 Departamento de Ciência e Tecnologia da Madeira – DCTM, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras-MG, Brasil.