As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Papirus vende créditos de reciclagem para a RD Saúde

Empresa é a primeira do setor de papel a realizar este tipo de operação

Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do País, acaba de fechar um acordo com a RD Saúde, maior rede de farmácias do País, de venda de 266,9 toneladas de créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens de papel utilizadas nos produtos da linha Needs. O acordo é o primeiro realizado nos setores de papel e embalagem diretamente entre um fabricante de papel e o varejo farmacêutico, com a intermediação da Polen, parceira da empresa no programa Papirus Circular.

Notícia continua após o anúncio

Com a aquisição dos créditos, a RD não apenas atenderá às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010 -, que estabelece a recuperação de 30% do material das embalagens colocadas no mercado em cada estado, mas irá bem além. Por iniciativa da RD Saúde, a compensação será de 100% das embalagens de papel da marca própria Needs.

A venda dos créditos de reciclagem pela Papirus para a RD insere-se na parceria já estabelecida entre as duas empresas, desde agosto de 2022, para desenvolver um projeto de economia circular para a Natz – linha de produtos naturais da RD -, que estabelece o recolhimento das embalagens usadas e a utilização dessas aparas na fabricação de novas embalagens de papel para os produtos da marca. Essa parceria foi estendida para o lançamento da nova linha de cosméticos naturais e sustentáveis, Needs Natos, que também utiliza o Vitacarta® em seus produtos.

Para a Papirus, o novo acordo é bastante significativo. “Trata-se da nossa primeira operação de comercialização de créditos de reciclagem com o varejo farmacêutico e da continuidade da parceria bem-sucedida já estabelecida com a RD no Programa Papirus Circular”, conta Christian Kroes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus, ao destacar que a Papirus é a única fabricante de papel no Brasil a comercializar esses créditos.

No caso da linha Needs, além da compra dos créditos de reciclagem para compensar o volume de embalagens, a RD também prevê, a partir de 2025, migrar as embalagens para que utilizem o Vitacycle®, papelcartão da Papirus que possui o maior percentual de fibras recicladas pós-consumo (PCR) do mercado (40%). O projeto se inicia com 60 produtos da linha Needs, e a proposta é estender o uso do Vitacycle®para mais itens.

“A RD planeja realizar um processo gradual de migração dos materiais reciclados em substituição às fibras virgens, de modo que a cumprir a meta de que “40% de todo o volume de embalagens de produtos de Marcas Exclusivas, sejam de origem reciclada até 2030”, conta Camila Margelo, gerente de Marcas Próprias da RD Saúde. Além do uso de matéria prima reciclada em suas embalagens, a RD saúde já faz a compensação de 100% dos resíduos de embalagens gerados pelos seus produtos das marcas exclusivas. Isso significa que, para cada embalagem comercializada, uma seja reciclada.

A cleantech Polen – parceira da Papirus em seu programa de economia circular – terá participação na operação da transferência dos créditos de reciclagem à RD Saúde de forma alinhada ao fluxo de operação do programa Papirus Circular.

A RD Saúde já mantém um programa de descarte consciente, que conta com pontos de descarte de medicamentos, embalagens e bulas em todas as lojas da rede. E a partir dos projetos implantados com a Papirus, vem ampliando a extensão dessa iniciativa, fechando todo o ciclo da economia circular

“Este projeto uniu a Papirus e a RD Saúde, ambas bastante preocupadas com a sustentabilidade, com o objetivo de aumentar os índices de sustentabilidade de marcas comercializadas pela rede, dentro de um processo completo de circularidade”, ressalta Ricardo Dugo, analista de ESG da Papirus.

Compromisso Papirus com a circularidade

Única do setor de papel no Brasil certificada como empresa B Corp, a Papirus é também a única fabricante de papelcartão preparada para atestar a sustentabilidade do produto e, inclusive, o índice de material reciclado utilizado na fabricação da linha Vita.

O seu programa Papirus Circular, desenvolvido em parceria com a Polen, envolve a compra de aparas pós-consumo de cooperativas de catadores parceiras da cleantech e sua posterior utilização na fabricação do papel Vitacarta, para que este ingresse novamente no ciclo produtivo do papel e das embalagens para a marca Natz.

A Polen rastreia 100% das notas fiscais de entrada das aparas, traz os dados em tempo real sobre a matéria-prima utilizada e disponibiliza o histórico da embalagem em uma landing page – acessada por QR Code -, demonstrando a origem dos resíduos reciclados. Ao final, são gerados créditos de reciclagem pertencentes ao estoque da Papirus – que já foram pagos pela empresa às cooperativas e que podem ser negociados junto aos seus clientes.

“Agregamos às embalagens valores sociais, ambientais e econômicos, contribuindo para a atividade de coleta, triagem de resíduos e continuidade do ciclo do material”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus.

Por meio desta iniciativa, as cooperativas ganham novas possibilidades de receitas, as gráficas diferenciam seu produto, os proprietários das marcas atendem aos requisitos da logística reversa, através dos créditos de reciclagem, e os consumidores conhecem a rastreabilidade da embalagem que está em mãos.

Em 2023, a Papirus também foi certificada como “empresa B’, o que significa que a companhia está comprometida com a busca de um impacto social e ambiental positivo, equilibrando as necessidades econômicas, sociais e ambientais em suas atividades.

Fonte: Papirus

Últimas Notícias

Valmet lança primeira máquina de gravação a laser das Américas

Com alta precisão e flexibilidade, máquina de gravação a laser tem tecnologia híbrida e pode dobrar a produtividade e elevar a qualidade do embossamento.

Paraibuna apresenta a startup social EmbalandO Bem Rumo à Liberdade

Anúncio foi feito durante evento realizado na sede da Paraibuna Embalagens em Juiz de Fora (MG)

Ambipar ganha prêmio com projeto de biocápsulas feitas a partir de resíduos industriais

Reconhecimento foi realizado pela Boston College, dos EUA, que avalia inovações baseadas em pesquisas com impacto social, ambiental e econômico

Branded Contents

33 anos de ANDRITZ Brasil

Com visão de futuro e foco no crescimento sustentável, a ANDRITZ Brasil segue firme em seu propósito de liderar pela inovação

Hergen entrega a segunda fase do upgrade da MP1 da FEX

Upgrade resulta em um aumento direto na produção e na qualidade do papel, atendendo com excelência as demandas do mercado

Teadit amplia as operações com nova planta em Itatiba

Planta de Itatiba reúne tecnologia avançada das operações da Teadit na Áustria e a reconhecida eficiência e expertise do setor industrial brasileiro

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades