As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Parede tripla

Explorando as estruturas de papelão ondulado: da parede simples à parede tripla

Iniciamos nosso artigo deste mês recordando como são conhecidas as estruturas de papelão ondulado fabricadas. São elas:

Notícia continua após o anúncio
  • Face Simples (FS) – um elemento plano* e um elemento ondulado*;
  • Parede Simples (PS) – dois elementos planos e um elemento ondulado;
  • Parede Dupla (PD) – três elementos planos* e dois elementos ondulados;
  • Parede Tripla (PT) – quatro elementos planos e três elementos ondulados;
  • Parede Múltipla (PM) – Mais de quatro elementos planos e mais de três elementos ondulados.

As quatro primeiras estruturas são fabricadas normalmente nas máquinas onduladeiras. A PM, entretanto, é fabricada pela união (fora da onduladeira) de várias FSs e uma estrutura PS, por exemplo, até formar a espessura desejada para a chapa. Esta estrutura, PM, é usada como calços ou reforços como cantoneiras dentro da caixa. Já foi usada, no passado, também como cantoneiras, para conteúdos como geladeiras, máquinas de lavar ou produtos similares de dimensões consideradas “grandes”.

A Parede Tripla, da qual queremos falar aqui, é utilizada para embalagens de grandes dimensões e são, às vezes, chamadas de CONTAINER* ou BULKY-BOX, BULKY-CARGO-BOX, LARGE-BOX, JUMBO-BOX e outras variantes, sempre, porém, com a conexão de algo grande. CONTAINER, às vezes, se refere a uma caixa de dimensões normais: Na classificação da FBA Fiber Box Association (FBA) americana, a nossa Caixa Normal (CN) é designada Regular Slotted Container (RSC), por exemplo.

A Parede Tripla é uma estrutura de papelão ondulado destinada a ser usada em embalagens de grandes dimensões conforme já dissemos anteriormente e possui uma alta resistência à compressão. É utilizada, também, para transportar produtos líquidos, nas BAG-IN-BOX como são chamadas aquelas embalagens que usam um saco plástico especialmente para transportar líquidos; daí o nome da embalagem. São transportadas sobre paletes e por isso é comum dimensões base de (1000×1200) mm, que são as dimensões do palete padrão NBR 1000×1200.

Dada a sua grande resistência à compressão, até podem ser empilhadas sobrepostas. Aqui, o projetista deve orientar seus usuários. A sua fabricação exige vincadores especiais para permitir as dobras formando as arestas verticais para permitir que a embalagem seja enviada colapsada ao comprador (usuário). Às vezes, dois vincos próximos são necessários para possibilitar as dobras, já que o material costuma ter uma espessura acima de 10 mm.

É usada também – e evidentemente devido às dimensões – para o transporte aéreo e, nesse caso, os projetistas seguem as especificações da International Air Transport Association (IATA). Modelos e dimensões dessas embalagens são mostrados em manuais da IATA, que os projetistas podem consultar, especialmente porque têm um desenho especial para acomodar tais embalagens (containers) nos aviões que as transportarão.

Para fabricar a PT, as onduladeiras precisam ter três unidades para formação do elemento ondulado. Caso contrário, a PT poderia ser formada colando-se uma FS sobre uma chapa PD em um processo fora da onduladeira, é claro, o que dadas as dimensões prováveis das chapas de papelão ondulado torna lento o processo.

Vale pontuar que na Classificação da ABNT vários desenhos codificados podem ser modelos para embalagens em parede tripla. As dimensões são as condições que orientam a escolha.

Veja o PDF:

Últimas Notícias

Suzano inicia operação da maior linha de produção de celulose do mundo

Projeto Cerrado demandou investimento de R$ 22,2 bilhões e aumentará em 20% a capacidade de produção da companhia

Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, é nomeado CEO do Ano da Fastmarkets LatAm

O prêmio será entregue na 19ª Conferência Anual de Produtos Florestais da América Latina da Fastmarkets

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

Eldorado reduz incêndios florestais em 88% em 2023 com tecnologia avançada e treinamento.Monitoramento 24h, câmeras AI e capacitação comunitária são os pilares

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades

Mais Colunas