As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Plano Floresta + Sustentável: medidas impulsionarão desenvolvimento florestal no Brasil

Anúncio de ações integradas visa fortalecer sustentabilidade e economia no setor florestal. Evento contou com a participação de autoridades e líderes do segmento.

Em uma solenidade marcada pela presença de autoridades governamentais e representantes do setor florestal, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta quinta-feira (21) o lançamento de três importantes ações do Plano Floresta + Sustentável. Essas medidas visam impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas no Brasil.

A primeira dessas ações consiste na apresentação da versão atualizada do Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024, que traz estratégias renovadas para promover a sustentabilidade na silvicultura brasileira. Em seguida, foi lançado o Painel Floresta+, uma ferramenta de acesso público que disponibiliza dados atualizados sobre o setor florestal do país, auxiliando na identificação de necessidades e na formulação de políticas para o setor.

Por fim, foi anunciado o lançamento da Chamada Pública Para Projetos Florestais, que busca promover a conexão entre instituições detentoras de projetos florestais e potenciais investidores, fomentando uma rede colaborativa no setor.

O Plano Floresta + Sustentável funcionará de forma integrada a políticas públicas de outros órgãos e dialogará com ações de recuperação e manejo de florestas desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
O ministro Carlos Favaro afirmou que as iniciativas anunciadas reforçam o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do país, promovendo o uso responsável dos recursos florestais.



“Nosso país possui um imenso potencial nesse setor e é essencial que avancemos de forma responsável, equilibrando a produção com a preservação ambiental. Essas iniciativas não apenas impulsionarão a economia, mas também contribuirão para a proteção do meio ambiente e o bem-estar da população. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com todos os setores envolvidos para alcançar nossos objetivos comuns. É importante destacar a transversalidade dessas ações, que envolvem não apenas o Ministério da Agricultura, mas também o Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos governamentais, demonstrando nosso compromisso conjunto com essa causa”, destacou.

Notícia continua após o anúncio

A secretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Renata Miranda, ressaltou o papel fundamental das mulheres e da inovação no setor florestal, evidenciando o potencial de geração de emprego e renda proporcionada pelo setor de florestas plantadas, bem como a relevância da conservação ambiental.

“Com o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas queremos implementar políticas agrícolas que visem incentivar, articular e promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do setor de árvores cultivadas. Já o Painel Floresta+ é um espaço onde tecnologia e sustentabilidade se unem para impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas e o fomento à economia de base florestal. As informações geográficas irão apoiar a tomada de decisão, apontando as melhores áreas. Os projetos serão disponibilizados constantemente no Painel. Ou seja, o Plano potencializa o vínculo entre investidores. O Painel se tornará uma ferramenta digital, facilitando a colaboração entre as empresas que desejam investir na silvicultura brasileira”, explicou.

Na ocasião, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância da integração entre público e privado para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. Com uma ênfase especial no setor florestal, ele ressaltou a importância das empresas privadas na geração de oportunidades de emprego, especialmente para mulheres em comunidades rurais.

Além disso, Riedel enfatizou a necessidade de lideranças comprometidas em transmitir uma mensagem positiva e sustentável para o Brasil e o mundo, reconhecendo o potencial do país como líder tanto na indústria florestal quanto no agronegócio.

Em seu discurso, o governador também abordou a colaboração e o trabalho conjunto entre diferentes entidades e autoridades, exemplificado pela assinatura de importantes documentos relacionados ao setor florestal, como o desenvolvido com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), também representada no evento. Ao elogiar o ministro da Agricultura e outros presentes, ele demonstrou a importância do apoio mútuo e da harmonia entre os diversos setores para impulsionar o progresso e aproveitar plenamente o potencial econômico e ambiental da região.

Adriana Maugeri, presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, em sua fala, comemorou os lançamentos. “É com grande entusiasmo que testemunhamos essas iniciativas sendo lançadas hoje. O setor florestal desempenha um papel fundamental na economia e na preservação ambiental do nosso país. Estamos comprometidos em impulsionar ainda mais essa indústria, promovendo a sustentabilidade e a inclusão social”, pontuou.

Ela destacou ainda que as florestas plantadas não apenas fornecem matéria-prima para diversos setores, mas também contribuem para a captura de carbono e a conservação da biodiversidade. “Este é um momento importante para fortalecermos nossa atuação e garantirmos um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, enfatizou.

Também participou do evento, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que enfatizou a importância das florestas na mitigação das mudanças climáticas e na proteção dos recursos hídricos, destacando a responsabilidade do Brasil na preservação desses ecossistemas, sendo ainda mais importante o trabalho realizado em conjunto com os demais ministérios, todos atuando em prol da sustentabilidade.

Últimas Notícias

Embalagens de papelão ondulado: cenário é de crescimento, aponta Empapel

Depois de dois meses de expedições fortes, o setor de papelão ondulado elevou as estimativas de crescimento. A FGV/Ibre projeta 2,8%, em cenário moderado

Metsä Group estuda a construção de fábrica para embalagens

Metsä Group inicia projeto para fábrica de embalagens Muoto™, alternativas sustentáveis ao plástico. Os produtos Muoto™ são bioprodutos renováveis e recicláveis

União Europeia aprova a fusão entre a Smurfit Kappa e a WestRock

Fusão entre Smurfit Kappa e WestRock é aprovada pela UE devido à sua posição limitada no mercado. Decisão tomada sob procedimento simplificado.

Branded Contents

Garanta a precisão e qualidade na rastreabilidade do setor de celulose, papel e tissue

Como o setor realiza a rastreabilidade de seus produtos? Quais as soluções existentes? A Betim Coding é especializada na codificação da produção desse segmento

Contech anuncia início de atividades no México

Com negócios fechados no México, a Contech, chega ao seu décimo terceiro país em atividades, levando patentes, inovações e soluções químico-mecânicas para o segmento de celulose e papel

Solenis homenageia Suzano pelos 100 anos

Suzano, Parabéns pelos 100 anos! Uma história repleta de grandes desafios e muito sucesso. Pioneirismo, inovação, tecnologia de ponta, atributos que facilmente conferiríamos a nós...

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades