As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

SIG comemora 70 anos da invenção do bag-in-box

A evolução do bag-in-box reflete as mudanças nos hábitos de consumo e nas demandas da indústria

Neste ano, a SIG celebra os 70 anos da invenção do bag-in-box, inovação que revolucionou o mercado de embalagens e se tornou parte essencial do portfólio da companhia. Desenvolvido originalmente em 1955 pelo químico americano William R. Scholle como solução mais segura, econômica e prática para o transporte e armazenamento de líquidos industriais, a inovação rapidamente conquistou diversos setores, especialmente alimentos e bebidas. Após a aquisição da Scholle IPN em 2022, essa solução evoluiu para um sistema totalmente integrado dentro da oferta da empresa.

Atualmente, a SIG é líder global na produção de bag-in-box, com unidades fabris em cinco continentes e fornecendo sistemas integrados para todo o mundo. Com um portfólio único que inclui soluções em cartonado asséptico e refrigerado, além de spouted pouches, a companhia se consolidou como uma das principais referências em embalagens para alimentos e bebidas, atendendo a diferentes categorias, canais e ocasiões de consumo.

Notícia continua após o anúncio

Da inovação à referência de mercado

Com décadas de experiência e profundo conhecimento do setor, o bag-in-box deixou de ser apenas uma ideia inovadora e se transformou em um sistema completo de embalagem, que inclui filmes, conexões (fitments) e equipamentos de envase patenteados, voltado para aplicações em foodservice, varejo e indústria. Entre as categorias atendidas estão vinho e destilados, xaropes post-mix, sucos, laticínios, óleos comestíveis, cervejas, frutas processadas, água e alimentos para foodservice, além de não alimentícios como tintas e revestimentos, produtos de limpeza, cuidados com a lavanderia e químicos agrícolas.

A evolução da embalagem reflete as mudanças nos hábitos de consumo e nas demandas da indústria. Desde o início, seus inventores estiveram à frente de seu tempo. Nos anos 1950, foram os primeiros a integrar conexões moldadas aos sacos, otimizando o processo de envase. Na década de 1960, lançaram equipamentos automáticos de envase bag-in-box e soluções para leite e vinho. Já nos anos 1970, expandiram sua atuação com bolsas assépticas para produtos de alta acidez e equipamentos para a indústria de alimentos processados, além da introdução da embalagem para xaropes de bebidas.

Nas décadas de 1980 e 1990, a empresa inovou com bolsas assépticas para produtos de baixa acidez voltadas ao setor lácteo e desenvolveu equipamentos de envase contínuo de alta velocidade. Nos anos 2000, foram lançados filmes barreira específicos para água e envasadoras assépticas para produtos de alta e baixa acidez. Já nos anos 2020, destacam-se os filmes prontos para reciclagem e o reconhecimento da APR (Association of Plastic Recyclers) pela reciclabilidade da embalagem bag-in-box para água e xaropes. Além disso, foram desenvolvidos conectores integrados aos dispensadores, otimizando os indicadores de performance em operações foodservice ao redor do mundo.

Mais eficiência e flexibilidade

As soluções bag-in-box da SIG oferecem múltiplas vantagens para clientes dos mais diversos setores. Seja no foodservice, varejo ou aplicações industriais, os sistemas garantem integridade do produto, praticidade no uso e flexibilidade operacional. Com materiais barreira proprietários que preservam a qualidade e segurança dos alimentos, as soluções SIG entregam proteção, conveniência e eficiência.

Samuel Sigrist, CEO of SIG: “Temos orgulho de contar com uma solução tão versátil e dinâmica no portfólio, além de colaboradores apaixonados por nossos sistemas de embalagem. A empresa hoje é o resultado do conhecimento e dedicação de pessoas excepcionais, que nos impulsionam a crescer e inovar continuamente. Este ano celebramos não apenas os 70 anos do bag-in-box, mas também as inúmeras oportunidades que vislumbramos para o futuro.”

Com base no princípio “inventado para ser melhor – projetado para o futuro”, um dos focos da companhia nas soluções bag-in-box é o envase inteligente para o setor foodservice. Graças à tecnologia de conectores, a empresa permite que clientes do mundo inteiro conectem facilmente seus produtos aos principais sistemas de dispensação de alimentos e bebidas. Os sistemas estéreis e de ciclo fechado minimizam o risco de contaminação e prolongam a vida útil dos produtos mesmo após a abertura. Além disso, o alto índice de esvaziamento – de até 99% – reduz o desperdício e melhora a eficiência de custos.

Compromisso com a sustentabilidade

Com o recente lançamento de uma embalagem reciclável para água em formato bag-in-box na Austrália, a SIG segue na vanguarda das soluções circulares. O material de embalagem SIG Terra RecShield elimina o alumínio e o substitui por uma composição polimérica exclusiva, tornando toda a embalagem pronta para reciclagem.

Glenn Wiechman, Vice-presidente Global da linha de negócios Bag-in-Box da SIG. “A inovação nunca para. Após 70 anos como pioneiros em bag-in-box, estamos definindo os rumos de um futuro mais sustentável, com menor pegada de carbono e avançando em direção a um sistema de embalagens circular. Nossas soluções já fazem parte do dia a dia de milhões de consumidores em todo o mundo. Seja no empacotamento de frutas e vegetais, no serviço de refeições em restaurantes, escolas e hospitais, ou até na celebração com uma taça de vinho ou um milkshake – estamos presentes com nossas soluções únicas.“

Ao comemorar este marco histórico, a companhia reafirma seu compromisso em seguir desenvolvendo a tecnologia para as próximas gerações, oferecendo soluções sustentáveis, eficientes e de alta performance para indústrias em todo o mundo. Hoje, a embalagem já apresenta uma alta proporção de produto por material, ou seja, uma grande quantidade de conteúdo é embalada com um volume reduzido de matéria-prima. O objetivo final é manter os benefícios ambientais inerentes – como baixo consumo de material e baixa pegada de carbono – e garantir que todas as embalagens sejam recicláveis com facilidade.

Fonte: SIG

Últimas Notícias

MDF Revestido: empresa do MS investe R$ 120 milhões em florestas e na ampliação da capacidade de produção

Greenplac, indústria do Mato Grosso do Sul, impulsiona a produção de MDF unicolores e madeirados com o foco na consolidação da marca e portifólio de produto

Entrevista – SAF e o Setor de Celulose: uma oportunidade bilionária para a bioeconomia brasileira

No Brasil, estima-se uma produção de até 10 bilhões de litros de SAF/ano até 2040, com uso de etanol, resíduos agrícolas e biomassa florestal

Preços em dólar da celulose sobem na Europa e caem na China em abril e maio de 2025

Mercado global de celulose e derivados registra desaceleração na demanda europeia, queda nos preços chineses e estabilidade no Brasil, enquanto chapas e madeiras apresentam recuos significativos no Canadá

Branded Contents

SWM acelera transição global e anuncia portfólio de papéis Fluor Free no Brasil

Nova linha de papéis Fluor Free marca avanço sustentável da SWM no Brasil e antecipa tendências regulatórias globais

ZINGA METALL BRASIL comemora 14 anos de conquista e inovação no mercado brasileiro

ZINGA METALL BRASIL celebra trajetória de inovação e excelência em soluções anticorrosivas, reforçando parcerias e liderança no setor industrial

BASF responde à demanda por soluções seguras e certificadas para contato com alimentos

Produto da BASF combina segurança alimentar, desempenho técnico e menor impacto ambiental para embalagens de papel voltadas ao setor de alimentos

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades