As últimas novidades e notícias da indústria de celulose e papel. Artigos técnicos, tendências, tecnologia, inovação, ESG, cursos e mais.

Superando Os Obstáculos Financeiros E Temporais No Esg

POR ROGÉRIO PARENTE

Graduado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e especializações em Visão Estratégica, Planejamento e Controle Gerencial, Governança Corporativa, entre outras. 
Com 35 anos de experiência nas áreas de Tecnologia e Gestão empresarial, sendo 26 anos como executivo na Hewlett Packard. Hoje, Consultor em Gestão Empresarial, Docente em MBA, Coordenador do Grupo de Excelência em 
Administração Estratégica de Pessoas e Tecnologias (GEAPE Tech) no Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRASP) e membro da Diretoria do Instituto Paulista Excelência da Gestão (IPEG).

É com grande satisfação que a coluna Competitividade em Foco é retomada neste mês que marca o ABTCP 2023 – 55.º Congresso Internacional de Celulose e Papel – evento de grande relevância ao setor de base florestal na América Latina. 
E para iniciar como colunista responsável pelos artigos sobre como a gestão precisa se transformar para acompanhar a competitividade do mercado e suas novas derivações neste século, desejo explorar a cronologia da evolução que deu base ao acrônimo ESG (Environmental, Social and Governance). O tema está cada vez mais presente no ambiente de negócios do setor de base florestal e é importante revisitar a história, a fim de compreendermos as raízes que o fundamentam. Sua trajetória teve início na década de 1960, coincidindo com o 
surgimento dos movimentos ambientais e sociais. Esses movimentos desempenharam um papel fundamental ao despertar uma consciência abrangente sobre questões prementes, como poluição, segurança laboral e direitos dos trabalhadores.

Leia mais no PDF

Últimas Notícias

Desmitificando a PL da Silvicultura 

Combatendo a desinformação sobre a silvicultura, especialistas esclarecem a produção florestal das árvores cultivadas como uma atividade sustentável

Preços mundiais dos produtos florestais mantêm cenário negativo

A produção e preços dos produtos florestais variaram na última década, com retrações na crise sanitária e recuperação seguida de novas quedas.

Demanda por produtos de papel: consequências das inundações no RS

As inundações no RS devem ter impacto limitado na demanda por papel em 2024, com forças opostas compensando-se no curto e médio prazo.

Branded Contents

INCAPE forma primeira turma do curso “Mulheres Papeleiras”

Iniciativa da INCAPE reforça o compromisso da empresa com o Pacto Global da ONU, rumo à igualdade de gêner

Thiago Karam Westphalen assume presidência da INCAPE

Thiago Karam Westphalen assume como diretor presidente da INCAPE, com planos de continuar a trajetória de sucesso da família na expansão dos negócios

Destaques Tecnológicos

Destaques tecnológicos do setor: Andritz, Contech, Hergen, Solenis, Valmet E Voith

Compartilhar

Newsletter

Mantenha-se Atualizado!

Assine nossa newsletter gratuita e receba com exclusividade notícias e novidades